O que é Growth Marketing?
O que difere o Growth Marketing do marketing já existente?
Como o Growth Marketing funciona?
Visão geral do Growth Marketing
Me interessei pelo assunto!

O que é Growth Marketing e como ele pode ser aplicado na sua empresa?

Veja o que é o Growth Marketing, como ele é aplicado e como essa metodologia de vendas pode alavancar os resultados da sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Growth Marketing e como ele pode ser aplicado na sua empresa?

Com o novo mundo VUCA, há uma dinâmica moderna acelerada de crescimento disruptivo em várias startups e empresas revolucionárias, nas quais as estratégias de marketing tradicional não poderiam permanecer estáticas, levando ao surgimento do Growth Marketing.

Seguindo o caminho do Growth Hacking, essa abordagem inovadora se baseia no método científico, para experimentar e manter apenas as estratégias mais eficientes que vão alavancar o seu negócio.

Sendo excepcional para quem deseja aumentar as vendas, o Growth Marketingé uma metodologia que reestrutura o funil de vendas por meio de testes e pesquisas, e, por isso, contribui para o crescimento exponencial das empresas.

Então, se você quer entender de verdade sobre Growth Marketing, não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:

●     O que é Growth Marketing?

●     O que difere o Growth Marketing do marketing já existente?

●      Como o Growth Marketing funciona?

●      Visão geral do Growth Marketing.

O que é Growth Marketing?

Growth Marketing, ou marketing de crescimento,é um processo que tem como objetivo alavancar exponencialmente as vendas de uma empresa por meio de uma gestão baseada em testes e pesquisas.

Assim, o Growth Marketingé uma ramificação do Growth Hacking, funcionando com uma metodologia que busca modernizar o processo de vendas, trazendo vantagens quantificáveis em relação ao marketing tradicional.

Por isso, ele pode ser constituído por um conjunto de diferentes estratégias (como o Inbound Marketing ou técnicas de melhoria contínua) que podem variar em cada caso.

Desse modo, ele possui um framework geral para ser seguido, mas a sua aplicação depende do contexto do negócio em questão, afinal, como é bem explicado durante este artigo, o Growth Marketing se constrói a partir do método científico.


Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.

Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!

Ficou interessado? Cliquena imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos do Growth Hacking.

Fundamentos do Growth Hacking

O que difere o Growth Marketing do marketing já existente?

A principal diferença entre o Growth Marketinge o marketing tradicional é a sua abordagem baseada no método científico que busca alcançar um crescimento exponencial.

Apesar de possuir a sua utilidade e eficácia, as estratégias de marketing já existentes se baseiam em práticas consolidadas testadas e comprovadas pelo mercado. Assim, os canais utilizados são limitados aos tradicionais, como televisão, rádio ou jornais.

Nesse sentido, muitas vezes a abordagem tradicional não considera as especificidades do modelo de negócio, do contexto social ou qualquer outro parâmetro individual que possa ser a chave para o destaque de uma empresa.

Afinal, para obter resultados acima da média, é de se esperar que se adote estratégias além das utilizadas pela maioria. E aqui vale lembrar o famoso ditado: “quem chega primeiro bebe a água limpa”.

Por todas essas razões que as antigas regras pré-estabelecidas são substituídas no Growth Marketingpor experimentos, como os testes a/b, e as ferramentas tradicionais abrem espaço para novas, como as que mostraremos a seguir:

Google Analytics

Sistema próprio da Google que possibilita o monitoramento do tráfego no seu site e ajuda a obter insights quantitativos e qualitativos valiosos.

Análises Cohort

A Análise Cohort é um tipo de análise baseado em uma base de dados da sua empresa que trabalha dividindo os indivíduos em grupos de clientes para analisar seu comportamento ao longo do tempo.

Google Tag Manager

Outra ferramenta da Google que permite acompanhar e gerenciar as suas tags, centralizando a sua gestão de códigos e ajudando no aprofundamento do estudo das suas métricas.

Hotjar

É uma ferramenta que ajuda na compreensão mais profunda dos usuários do seu site a partir da construção de mapas de calor.

NPS

Net Promoter Score (NPS) é uma métrica definida para medir a lealdade dos clientes, por isso, este indicador é extremamente útil para monitorar a retenção de leads.

Como o Growth Marketing funciona?

Como já abordamos aqui, o Growth Marketingse apresenta como um framework amplo que possui particularidades expressas a partir dos testes e pesquisas individuais de cada empresa.

Por isso, assim como no método científico, no Growth Marketingé estabelecido um ciclo virtuoso de hipóteses, testes e validações que contribuem para o desenvolvimento contínuo e acelerado proposto pelo modelo.

Seguem então as etapas de desenvolvimento de ideias (baseada no método científico):

1. Análise

Assim como as observações necessárias no método científico, no Growth Marketingé necessário analisar os dados obtidos para entender fundamentalmente o que está sendo estudado (quais métricas escolhidas e o que elas representam).

Uma possibilidade seria analisar o acesso a uma determinada função nova que será implementada no site da sua empresa.

2. Questionamento

A partir da análise, nesta etapa deve-se buscar entender o que pretende se extrair dos dados. Pode ser que a sua empresa deseja, por exemplo, entender em que parte do site essa nova função seria melhor alocada (com base no uso e satisfação dos clientes).

3. Hipóteses

Aqui começa a geração de ideias. Com um objetivo definido do que deseja-se descobrir, nesta etapa a criatividade deve dominar para que soluções fora da caixa comecem a surgir.

Talvez você ache que, por ser um recurso importante, a nova função deva ficar logo no topo da página, enquanto outro membro da equipe ache que seria melhor colocá-la no final.

4. Validações

Por meio de experimentos como os testes a/b, deve-se buscar verificar qual das hipóteses é mais adequada para solucionar o problema proposto durante o questionamento.

No nosso exemplo, após testar as duas versões do site, sua empresa percebeu que o nível de satisfação e o volume de usuários é maior quando a nova funcionalidade é alocada no topo.

5. Implementação

Pouco adianta realizar diversos estudos sem aplicá-los ao negócio. Com a hipótese validada, as ideias propostas devem ser implementadas. Assim, a nossa empresa imaginária colocaria a nova funcionalidade no topo do site.

Visão geral do Growth Marketing

No Growth Marketing, o poder do processo vem justamente do fato dele ser cíclico, ou seja, ideias implementadas também devem estar sujeitas a análises e, se necessário, podem ser substituídas.

Além disso, nessa metodologia o funil de vendas tradicional é substituído pelo funil pirata, o qual por meio de uma abordagem mais agressiva e alinhada com toda a mentalidade growth busca exponencializar a geração de clientes.

Assim, as novas etapas do funil pirata são:

Aquisição

Primeiro contato dos clientes com a sua marca (aqui o objetivo é a geração de leads).

Ativação

Nesta etapa, deseja-se que o cliente utilize o produto comprado o mais rápido possível (com o objetivo de deixar o mesmo empolgado).

Retenção

Essa etapa é fundamental para o crescimento de longo prazo, e se constitui por manter os clientes como usuários interessados no produto.

Receita

Aqui chegou a hora de realizar as estratégias para rentabilizar o negócio.

Indicação

Por fim, é essencial para o sucesso do Growth Marketing que os clientes satisfeitos recomendem os produtos utilizados (garantindo essa fonte de publicidade gratuita para um público já propenso a virar cliente).

Me interessei pelo assunto!

Seu objetivo é acelerar o desenvolvimento do seu negócio e alcançar ganhos expressivos? Então, chegou o momento de você se tornar um Especialista em Growth Hacking!

Com nossa formação, você aprenderá como lançar sua ideia no mercado de forma a criar e aumentar sua base de clientes por meio de conceitos como Product/Market Fit; desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação.

Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialista em Growth Hacking!

Formação de Especialista em Growth Hacking

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Do Growth Hacking

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.