O que você faz quando se sente inseguro na hora de realizar uma determinada tarefa? Dependendo da sua resposta, você sabia que essa insegurança pode lhe causar um acidente? 

Já dizia o engenheiro Herbert William Heinrich, em suas teorias de segurança do trabalho, que os incidentes e acidentes de trabalho acontecem por conta de atos inseguros. O TWTTP e HERCA servem para mitigar essa insegurança e garantir que os funcionários tenham um conhecimento claro e detalhado de suas tarefas. 

Você pode garantir muitos ganhos para as empresas através da aplicação de ferramentas simples e de baixo investimento que auxiliam na cultura da melhoria contínua

Quer saber como? Veja tudo que você aprenderá neste artigo e ganhe destaque nas empresas aplicando os conceitos aprendidos:

  • O que é TWTTP e HERCA?
  • Importância do TWTTP e HERCA na expansão da melhoria contínua
  • Como aplicar o TWTTP e HERCA?

 

O que é TWTTP e HERCA?

TWTTP, ou The Way To Teach People, é uma ferramenta do World Class Manufacturing que significa “O jeito de ensinar pessoas”. Ela é responsável por verificar se existem condições básicas ou necessárias para que os operadores executem suas atividades de maneira correta, sem falhas ou erros. 

Considerada uma das principais ferramentas do pilar de Desenvolvimento de Pessoas do WCM, o TWTTP é baseado em uma entrevista de 4 perguntas que servem para testar o nível de conhecimento e treinamento de uma operação. Vamos falar sobre essas perguntas mais abaixo

Segundo William Edwards Deming, considerado um grande influente na recuperação econômica do Japão pós-guerra, 96% dos erros são de responsabilidade do sistema ou gestão, enquanto apenas 6% eram de causas especiais, como o trabalhador, por exemplo. 

Em vista disso, você pode perceber a existência de uma necessidade por parte das empresas em considerar as falhas da natureza humana, como esquecer facilmente o que foi dito ou simplificar informações recebidas, para criar processos que evitem os erros humanos. 

Para ajudar nesse desafio, não basta apenas identificar quais são as condições necessárias para as operações, mas também, analisar as causas dos erros e melhorar de maneira contínua

E é nesse momento que entra o HERCA, ou Human Error Root Cause Analysis, que significa “Análise da causa raiz de erros humanos”. 

O HERCA também é uma ferramenta baseada em entrevista, que é utilizada em conjunto com o TWTTP, porém, com o objetivo de direcionar as perguntas para identificar as causas raízes e as melhores contramedidas para eliminar os problemas

Agora que você já conhece as ferramentas, vamos entender qual a sua importância e como aplicá las nas organizações. 

Quer entender mais como essas ferramentas se complementam na estrutura do WCM? Aproveite e acesse esse curso GRATUITO de Introdução ao WCM e garanta sua certificação na metodologia mais moderna da melhoria contínua


Curso gratuito de WCM

 

Importância do TWTTP e HERCA na expansão da melhoria contínua

Por mais qualificado que um profissional seja, ele está sempre sujeito a cometer um erro, e os motivos são os mais diversos. 

Você já teve aqueles dias ruins que nada dava certo? Ou aqueles que você se distrai por qualquer coisa? Tem até mesmo aqueles que você não consegue ser produtivo, por mais que você tente, sua mente está em um outro universo. 

Todo mundo já passou por situações como essa e por conta disso, os processos das empresas precisam estar muito bem estruturados, os treinamentos precisam ser muito eficazes e garantir que todos os operadores conheçam muito bem os procedimentos.

Os erros humanos podem impactar em diversos problemas para as organizações, como custos, perda de qualidade, acidentes ou quase acidentes e quebras de máquinas ou equipamentos. 

Mas você deve estar se perguntando quais são as maiores causas desses erros humanos, certo? Vamos lá! Os principais erros podem acontecer por:

  • Falta de entendimento correto da atividade;
  • Falta de competência para executar a atividade;
  • Falta de informações do processo;
  • Falta de atenção ou esquecimento;

 

Portanto, é de extrema importância que o TWTTP e HERCA sejam aplicados. Assim, o gestor poderá entender de maneira simples a causa do defeito e garantir medidas que previnam o acontecimento de erros. Por consequência, os operadores trabalham com mais confiança e impulsionam os ganhos da empresa. 

Além disso, ao garantir que todos os colaboradores tenham clareza de todo o seu ciclo de operação, eles se tornam aptos para visualizar seus processos de maneira mais estratégica e atuar na melhoria desses processos, garantindo uma expansão na melhoria contínua dentro das organizações. 

 

Entendeu a importância? Então vamos aprender como aplicar essas ferramentas. 

 

Como aplicar o TWTTP e HERCA?

Antes de começar a aplicação do TWTTP e Herca é necessário preencher a Ficha de Análise de Erro TWTTP - HERCA. Nesta etapa é preenchido os detalhes do setor que será aplicado, a data e os responsáveis pela operação e pela área. 

O TWTTP é estruturado em duas entrevistas em que são realizadas 4 perguntas padrão para identificar se existe a falta de conhecimento das tarefas. O gestor deverá preparar essa entrevista com antecedência, considerando as perguntas padrão, porém, aplicadas de maneira informal, para que o colaborador se sinta mais à vontade. 

As perguntas servem para saber se o colaborador consegue descrever o passo a passo do ciclo operacional e como ele lida com as eventos de anormalidades. As perguntas são:

  1. Você entende todas as atividades que está performando? Explique quais são, como você as executa e o porque. 
  1. Como você sabe que está fazendo o seu trabalho corretamente?
  1. Como você sabe que o resultado do seu trabalho não apresenta defeitos?
  1. O que você faz se surgir um problema?


A ferramenta TWTTP considera apenas 3 opções de respostas para cada pergunta:

Opção A

A primeira é quando o entrevistado responde com clareza o seu ciclo de operação e as ações que devem ser tomadas em caso de defeito ou problema, então ele possui o conhecimento necessário. 

 

Opção B

 A segunda opção é assinalada se o colaborador responder de maneira não muito clara ou com informações incompletas, então ele não possui o conhecimento completo e necessário.

 

Opção C

Já a terceira opção é quando o colaborador responde alguma(s) dessas questões de maneira incorreta ou não sabe respondê - las. 

 

Agora que você já realizou a entrevista TWTTP, é possível identificar se os colaboradores estão cientes ou não do ciclo de operação

Se houve alguma resposta cuja opção foi “B” ou “C”, então chegou o momento de analisar o por quê esses funcionários não têm conhecimento completo e claro das suas tarefas. O próximo passo é aplicar o HERCA.

O HERCA é estruturado em 6 grupos de perguntas padrão, que servem para identificar a causa raiz, as contramedidas e os responsáveis pela implementação da melhoria. Os grupos de perguntas são:

  • Fraqueza do processo;
  • Fraqueza do procedimento;
  • Ferramentas e equipamentos;
  • Ambiente de trabalho;
  • Motivação e envolvimento;
  • Desatenção e esquecimento.

Você deve realizar perguntas para entender em qual desses grupos acima está a causa raiz do problema e então aplicar a melhoria necessária. 

 

Agora é com você!

Neste artigo você conheceu as principais ferramentas para a implementação do pilar de desenvolvimento de pessoas. 

Você deve ter notado que essas ferramentas garantem que todos os processos sejam executados de maneira correta e que, em caso de irregularidades, pode ser mais simples do que você imaginava para descobrir as causas e já atuar com a prevenção. 

Combater os desperdícios e falhas é um desafio constante, que depende de muita dedicação e uma cultura de melhoria contínua. 

Aproveite este momento de aprendizado e garanta já  uma carreira de sucesso através da metodologia mais implementada no mundo! Acesse GRATUITAMENTE nosso curso de Introdução ao Lean Manufacturing e saiba como você pode impulsionar os ganhos de qualquer empresa.

Curso gratuito de Lean Manufacturing

Este artigo te ajudou? Então não deixe de compartilhar com seus amigos!

Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário que irei te responder.