O que motivou a saída da Ford do Brasil?
Quais impactos a saída da Ford do Brasil causará?
Como ser um profissional preparado para mudanças no mercado?

Ford do Brasil: Por que ela deixou o país e o que aprender com isso?

Entenda os motivos da saída da Ford do Brasil e aprenda como ser um profissional preparado para se blindar desse tipo de acontecimento

Carolina Crissafe
Por: Carolina Crissafe
Ford do Brasil: Por que ela deixou o país e o que aprender com isso?

Recentemente, a saída da Ford do Brasil deixou muitas pessoas surpresas. A empresa anunciou que vai fechar todas as suas fábricas no país e continuará apenas como uma importadora no cenário automobilístico.

A História da Ford do Brasil começou em 1904, apenas com importação. Em 1919, a Ford foi a pioneira na produção de automóveis no país com o famoso modelo T, o primeiro carro popular do mundo.

Essa história, apesar das dificuldades enfrentadas, perdurou por mais de 100 anos e contou com fábricas em diversos lugares do país, como Taubaté (SP), São Bernardo do Campo (SP), Horizonte (CE) e Camaçari (BA).

E aí você pode se perguntar: mas o que aconteceu para provocar a saída da Ford do Brasil? É o que vamos te contar nos seguintes tópicos:

  • O que motivou a saída da Ford do Brasil? 
  • Quais impactos a saída da Ford do Brasil causará? 
  • Como ser um profissional preparado para mudanças do mercado? 

O que motivou a saída da Ford do Brasil?

Em comunicado oficial, a Ford anunciou que a empresa está passando por uma reestruturação de suas operações e que, por conta disso, encerrará as atividades de produção no Brasil.

A empresa afirmou ainda que o principal fator determinante para essa decisão foi que:

 “A pandemia global do Covid-19 ampliou os desafios do negócio, com persistente capacidade ociosa da indústria e redução das vendas na América do Sul, especialmente no Brasil”. 


Porém, vale ressaltar alguns motivos que também foram relevantes para essa decisão, tanto com relação ao mercado brasileiro, quanto à Ford do Brasil em si.

O cenário econômico da indústria automobilística em 2020 não foi dos mais favoráveis, com uma queda de aproximadamente 30% na venda de veículos com relação a 2019.

Outro motivo é o Custo Brasil, que representa as dificuldades estruturais, econômicas, logísticas e burocráticas enfrentadas pelas empresas e indústrias nacionais.

Além disso, um fator importante é a imprevisibilidade jurídica do mercado brasileiro, que dificulta o planejamento a longo prazo.

Já com relação à Ford do Brasil, alguns fatores internos colaboraram para a situação chegar ao ponto que chegou. O primeiro deles é a falta de atualização com relação ao mercado, que se torna cada vez mais competitivo e inovador.

Outro motivo é que diante da política global de reestruturação da marca, os modelos produzidos no Brasil não estão no portfólio da Ford para o futuro.

Além disso, fábricas da Ford na Argentina e Uruguai têm um custo de produção menor, o que é mais favorável para a marca.

Quais impactos a saída da Ford do Brasil causará?

Com a saída da Ford do Brasil, as atividades das fábricas serão encerradas no país e a Ford continuará a venda dos veículos através de importação de outros países, como Argentina e Uruguai.

Essa saída impactará na demissão de 5 mil funcionários, de forma direta, e pelo menos 12 mil funcionários, de forma indireta. Já imaginou ser um desses funcionários?

Mas afinal, o que podemos aprender com essa saída? Como estar preparado para mudanças como essa?

Como ser um profissional preparado para mudanças no mercado?

A saída da Ford do Brasil com certeza pegou muitos de surpresa. Mas como estar preparado para enfrentar situações assim e garantir sua recolocação no mercado de trabalho?

Primeiro, devemos entender que qualquer mercado é passível de mudanças. Por isso, separamos algumas habilidades fundamentais que um profissional deve possuir para enfrentar o futuro do trabalho.

  • Resiliência: capacidade de enfrentar imprevistos e adversidades e superá-las, dando o seu melhor;
  • Criatividade: capacidade de criar coisas novas, pensando fora da caixa;
  • Inovação: colocar a criatividade em ação, se adequando às mudanças do mercado;
  • Pensamento crítico: analisar as situações de forma reflexiva e julgá-las com clareza;
  • Capacidade de adaptação: não ter resistência às mudanças e conseguir se adaptar a diferentes situações;
  • Colaboração: trabalhar bem em grupo, tendo empatia com a equipe de trabalho; 
  • Capacidade de trabalhar sob pressão: conseguir desenvolver bem o seu trabalho independente da situação em que se encontra o mercado;

Além de possuir as habilidades citadas acima, um bom profissional está sempre em busca de se capacitar e se atualizar das novidades do mercado.

Para que você consiga desenvolver ainda mais a sua carreira profissional e não ser pego de surpresa pelos desafios, a Voitto possui inúmeros artigos, cursos, workshops e materiais educativos para te ajudar nisso!

Investir em você mesmo é a maior garantia de sucesso para o seu futuro!

Carolina Crissafe

Carolina Crissafe

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como Gerente de Projetos e Conselheira Fiscal na empresa júnior Edifica Consultoria. Trabalhou como estagiária no Laboratório de Mecânica das Rochas da UFV. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq na área de Mecânica das Rochas. Atuou como monitora da disciplina de "Fundamentos das estruturas" e atua como monitora da disciplina de “Teoria das estruturas I" da UFV. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Formação de consultores em gestão. Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Formacao Consultores Gestao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.