O que é Scamper?
Como aplicar o Scamper?
O Scamper é uma técnica eficaz?
O que fazer depois de aplicar o Scamper?
Gostou desse conteúdo? Então, tenho uma surpresa para você!

Scamper: entenda o que é e como estimular sua criatividade por meio dessa técnica!

Entenda como a técnica Scamper pode estimular a criatividade e, consequentemente, impactar positivamente os resultados da sua empresa!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Scamper: entenda o que é e como estimular sua criatividade por meio dessa técnica!

A inovação e a criatividade são habilidades muito requisitadas no mercado de trabalho. Afinal, o desenvolvimento profissional se dá pela busca de novos desafios e quem sai deles com planos de ações que melhorem o desempenho da empresa, se destaca. Pensando em facilitar esse processo, o Scamper foi desenvolvido.


Com foco em desenvolver o pensamento criativo, a aplicação da técnica Scamper resulta na geração de ideias para melhorar o desempenho dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. No entanto, o primeiro impacto pode ser interno, com o aumento da produtividade até mesmo a otimização dos processos.


Se você está curioso e quer entender como o Scamper pode ser aplicado na sua empresa, este artigo é para você! É hora de descobrir mais sobre essa técnica, por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é Scamper?
  • Como aplicar o Scamper?
  • O Scamper é uma técnica eficaz?
  • O que fazer depois de aplicar o Scamper?

Vamos lá?

O que é Scamper?

O método Scamper é uma das ferramentas mais utilizadas quando o assunto é propor novas ideias. Essa técnica foi criada por Bob Eberle, durante o século XX, e tinha como principal objetivo estruturar e ordenar o processo de brainstorming, propiciando a expansão dos horizontes de ideação. Dessa forma, seria possível otimizar produtos, serviços e processos de maneira mais eficiente.


Utilizar o Scamper é uma forma de enxergar com outros olhos as situações vividas no dia a dia, fazendo com que os colaboradores tenham abertura para expor suas ideias com criatividade, no ambiente de trabalho.


A palavra Scamper é um acrônimo dos termos: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Propor, Eliminar e Reorganizar. Cada um deles consiste em um passo da técnica e, quando seguido ordenadamente, possibilita a inovação na resolução de problemas já existentes.


Toda essa contextualização com certeza te deixou curioso sobre a aplicação e as etapas do Scamper. Mas não se preocupe! Abaixo, explicaremos mais detalhadamente sobre cada uma delas. Confira!

Substituir

O primeiro passo do Scamper consiste em substituir. Isso significa repensar quais são os materiais utilizados para a fabricação de um produto ou para a prestação de um serviço. Mas além de componentes físicos, também é válido pensar em processos, regras e normas que podem ser alteradas para otimizar os processos. Para colocar esse conceito na prática, responda às seguintes questões:

  • Existe algum recurso que possamos utilizar e que nos permita melhorar o produto, serviço ou processo analisado?
  • O que eu ofereço ao cliente pode ser solução para outras situações?

Ao responder essas duas perguntas, você consegue identificar materiais e qualquer outra característica de um produto, serviço ou processo que pode ser substituída. Diante disso, é possível realizar substituições que aumentem a lucratividade e agreguem valor ao produto/serviço.

Combinar

A segunda etapa do Scamper consiste em combinar. Isso significa exercitar a capacidade analítica e entender quais podem ser as possibilidades de agregar um produto/serviço a outro. Afinal, quando concentrar os esforços pode ser uma forma de otimização e aumento de eficiência.


Combinar produtos também pode ser uma maneira de aumentar a margem de lucro, oferecer soluções mais completas aos clientes e, a fim de incentivar ainda mais inovações,  fortalecer o relacionamento interpessoal dos colaboradores de diferentes áreas. Nesta etapa, você pode pensar nas seguintes perguntas, para nortear a discussão:

  • Quais benefícios poderiam ser proporcionados aos clientes com a combinação de produtos ou serviços com outros usos?
  • Como a combinação de soluções já existentes pode trazer uma abordagem diferente para o posicionamento da empresa?

Adaptar

Após a etapa de combinar, chegou a hora de adaptar. Em outras palavras, é fundamental partir do processo pronto e ir destrinchando-o em partes menores para entender os GAPs que podem ser superados, trazendo, dessa forma, mais eficiência ao produto ou serviço.


Sendo assim, é como se fosse um brainstorming reverso. Você separa tudo o que é feito em pequenos processos, identificando em cada um deles todos os problemas ou potenciais falhas que possam vir a acontecer. Assim fica mais fácil entender o que pode ser adaptado para gerar eficiência nas ações. Nesse contexto, responda às seguintes questões:

  • Quais adaptações podem ser feitas para se ter um processo mais produtivo e assertivo?
  • Como é possível adaptar o produto ou serviço para que ele tenha novas funcionalidades?

Modificar

Você já ouviu aquela expressão "em time que ganha não se mexe"? Se a resposta foi sim, está na hora de desmistificá-la. No Scamper, todos os processos, produtos e serviços precisam e devem ser melhorados e, consequentemente, modificados.


Além disso, modificar também significa revisar se o que a empresa se propõe a entregar como solução ainda faz sentido e cumpre o seu papel. E para pensar nesta etapa, as seguintes perguntas podem ser realizadas:

  • Como mudar a funcionalidade ou aparência do produto ou serviço?
  • Quais características podemos incorporar ao produto ou serviço, para modificá-lo?

Propor

A letra P do Scamper se refere a etapa de propor. Isso quer dizer que devemos avaliar os nossos produtos/serviços e escutar os nossos clientes, para que possamos propor novos usos e novas funcionalidades ao que estamos vendendo.


Neste momento, todo o mindset deve estar voltado para a criatividade. Sendo assim, mesmo que uma ideia pareça inalcançável ou boba, ela deve ser compartilhada. Afinal, é possível a  lapidar, para que ela seja aplicável e traga ótimos resultados para a organização.Nesta etapa do Scamper, é importante pensar nos seguintes aspectos:

  • Para qual público-alvo posso expandir o mercado do produto ou serviço?
  • Existe outro contexto em que o produto ou serviço se encaixa levando soluções para outros problemas dos clientes?

Eliminar 

Depois de pensar em tudo que pode ser acrescentado, modificado, adaptado ao produto, é hora de eliminar aquilo que não trará resultados satisfatórios. Afinal, simplificar o processo pode ser entendido como o sinônimo para a sua assertividade. Neste momento, será possível identificar e reduzir os desperdícios da organização. Para conseguir executar esta etapa, pense nos seguintes questionamentos:

  • Como o meu produto ou serviço pode ser simplificado?
  • É possível eliminar algum recurso para reduzir custos sem afetar a qualidade?

Reorganizar

Por fim, mas não menos importante, chegou a etapa de reorganizar. Neste momento, devemos avaliar toda a cadeia produtiva da empresa e questionar a ordem dos processos. É importante analisar e questionar o porquê da atual sequência e se poderíamos alterá-la. Durante esta etapa, é possível ter alguns insights sobre a estruturação do processo produtivo de uma organização. Para isso, é simples, basta pensar nos seguintes pontos

  • Como é possível reorganizar o processo de fabricação do produto ou prestação do serviço?
  • Caso tudo fosse feito de maneira oposta ao que é executado, quais seriam as consequências?

Como aplicar o Scamper?

Utilizar o Scamper nem sempre é algo trivial e, para quem irá conduzir esse processo, pode exigir um certo tempo de estudo e dedicação. Afinal, cabe a ele passar corretamente os objetivos de cada fase para que as ideias recolhidas possam ser bem aproveitadas.


Por isso, é muito importante  ter como ponto de partida um problema que a empresa realmente enfrenta. Com isso, será mais fácil fazer com que as pessoas exerçam o seu pensamento crítico e consigam contribuir para melhorias efetivas.


Além disso, também é fundamental incluir colaboradores de diferentes setores e níveis hierárquicos. Essa pode ser uma boa forma de ter visões de ângulos diferentes que nem sempre conversam entre si.


Dessa forma, o processo de Scamper se inicia com um brainstorming que é organizado por meio das 7 etapas citadas no tópico anterior. É importante levar em consideração que todas as ideias, por mais mirabolantes que sejam, são válidas.

O Scamper é uma técnica eficaz?

A técnica Scamper é muito eficaz, pois ela possui uma implementação simples, não requer altos investimentos e pode ser executada de forma rápida. É importante ter em mente que essa metodologia foi desenvolvida para gerar novas ideias e não para aplicá-las.


Por possuir essas características, ela se tornou uma poderosa ferramenta na mão de gestores bem preparados. Além disso, o Scamper se encaixa perfeitamente ao mundo digital. Isso ocorre, pois a internet nos proporciona um ambiente onde podemos mensurar diversos indicadores, de forma precisa e em um curto intervalo de tempo.

O que fazer depois de aplicar o Scamper?

Após concluir todas as etapas do Scamper, o próximo passo a ser seguido é a validação das ideias propostas. Nem todas serão implementadas, dessa forma, é importante priorizar aquelas que irão gerar melhores resultados para a empresa Além disso, é importante colocar as ideias validadas em prática. Neste momento, podemos utilizar outras metodologias como: Scrum, Lean Six Sigma, 5W2He entre outras.

Gostou desse conteúdo? Então, tenho uma surpresa para você!

Confira agora a nossa Planilha de MASP (Método de Análise de Solução de Problemas) e aprenda a se organizar de acordo com essa metodologia!

O MASP é um método estruturado que organiza e orienta a forma como analisamos todas as atividades envolvidas na solução de problemas. Nossa Planilha MASP utiliza ferramentas consagradas de qualidade, que direcionam para atuação na causa fundamental do problema, garantindo ações eficazes e sustentáveis.

Não perca tempo e baixe agora mesmo sua planilha!

Planilha MASP Método de Análise e Solução de Problemas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Brainstorming E Selecao De Ideias

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.