O que é Smart Money?
Qual a importância do smart money?
Smart money como investimento
Como atrair os investidores para seu negócio?
Dica bônus!

Smart Money: saiba como potencializar o sucesso de startups

Aprenda como um investidor smart money pode contribuir para que uma startup tome as melhores decisões estratégicas e se desenvolva.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Smart Money: saiba como potencializar o sucesso de startups

Nos dias de hoje, a tecnologia e a inovação podem ser consideradas características importantes para qualquer negócio. Porém, as experiências de mercado continuam sendo fundamentais. Por isso, ter um investidor smart money pode unir o lado bom dos quesitos.

Muitas pessoas possuem ideias diferenciadas e, com elas, enxergam a oportunidade da criação de uma startup. No entanto, ainda não possuem o conhecimento de mercado e de gestão. Por isso, o auxílio de profissionais na área alavanca a chance de que a empresa tenha sucesso.

Se você ficou curioso sobre como atrair um investidor para a sua startup e quer saber mais sobre o conceito de smart money, confira o conteúdo deste artigo, organizado nos seguintes tópicos:

  • O que é smart money?
  • Qual a importância do smart money?
  • Tipos de smart money;
  • Smart money como investimento;
  • Como atrair os investidores para o seu negócio?

Preparada(o) para aprender mais do tema? Vamos lá!


Preparada(o) para aprender mais do tema? Vamos lá!

O que é Smart Money?

O termo smart money é muito utilizado no mercado financeiro, principalmente quando o foco é em startups. Ele se refere àqueles investidores que não irão apenas contribuir com o capital para o crescimento das organizações.

Segundo o livro “Smart Money”, de João Kepler, o conhecimento que essas pessoas possuem e as vivências profissionais são mais importantes do que o dinheiro nesse momento. Portanto, elas contribuem também para questões estratégicas e para a tomada de decisão.

O grande diferencial de ter um smart money está justamente nesse ponto. Afinal, esses profissionais trazem mais credibilidade às empresas, pois com a sua vivência comprovam o potencial de startups e as chances de sucesso se tornam maiores com o apoio de um expert.

Mas afinal, qual a importância de um investidor smart money? Confira abaixo!

Qual a importância do smart money?

O pode ser o maior diferencial de uma pessoa. Afinal, com sua rede ela é capaz de acessar melhores oportunidades. Entretanto, isso não vale apenas para a carreira pessoal.

Quando uma startup conta com um smart money, é comum que ela consiga alavancar seus resultados por meio de contatos importantes na área. Sendo eles de clientes, fornecedores e, até mesmo, concorrentes.

Além disso, no início de uma empresa as dúvidas são frequentes e o investidor com experiência pode exercer o papel de um mentor. Assim, ele direciona quais são os melhores caminhos a serem tomados para ter uma estratégia vencedora.

Se você está se perguntando se existem diferentes tipos de smart money ou quer saber mais sobre esse tema, não se preocupe! Confira o próximo tópico com ainda mais informações.

Tipos de smart money 

No mercado de investimentos, existem diferentes tipos de smart money. Por isso, é fundamental avaliar muito bem a trajetória do possível investidor antes de aceitar o capital e a mentoria oferecida.

O Real Smart Money são aquelas pessoas que têm conhecimento e capacidade técnica que efetivamente irão contribuir para o crescimento de um negócio. No entanto, existem também os Fake Smart Money que podem apenas querer se aproveitar de uma boa ideia.

Nesse contexto, é fundamental saber identificar o perfil de cada um deles.

Real Smart Money 

Pessoas que são Real Smart Money usualmente possuem uma trajetória de sucesso com o investimento em outras empresas do mesmo ramo ou setor. Por isso, as experiências podem ser comprovadas por meio de cases e depoimentos de outras organizações.

Além disso, é comum que elas se preocupem muito mais com a tomada de decisão e o caminho a ser seguido do que efetivamente com ser o sócio majoritário. Afinal, entendem que estão ali como mentoras e confiam que a ideia será bem-sucedida.

Fake Smart Money

No entanto, existem pessoas que possuem capital para investir, mas não são experts ou, até mesmo, nem podem contribuir de forma efetiva para o crescimento de uma startup. Essas são consideradas parte do tipo Fake Smart Money.

É possível identificar esse perfil por meio da não existência de contribuições em outras empresas. Afinal, o Fake Smart Money está em busca de aproveitar boas ideias para usufruir do potencial de sucesso que será buscado exclusivamente pelos idealizadores.

Smart money como investimento

O smart money é um investimento que as pessoas precisam estar preparadas para correr . Por isso, além da experiência na área de atuação da empresa e do capital para o investimento, o investidor deve estar ciente de que o retorno é variável.

Ao contrário de outros , essa forma de aplicação envolve dedicação também de quem injeta dinheiro e não apenas dos gestores do negócio. Por isso, assumir o compromisso de investir o dinheiro inteligente requer tempo e diversos conhecimentos.

Como atrair os investidores para seu negócio?

Atrair investidores nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, muitos não sabem nem como dar o primeiro passo na procura de quem é a pessoa ideal.

Pensando em te ajudar nesse processo, separamos 5 dicas para atrair investidores smart money para seu negócio.

1. Olhar para quem está próximo

Por incrível que pareça, uma pessoa considerada smart money em um setor pode não ser a melhor para outro. Afinal, a experiência e a área de atuação podem ser consideradas alguns dos principais pontos para que as contribuições sejam efetivas.

Visto isso, encontrar um investidor é um trabalho minucioso e pode começar por amigos e parentes do seu próprio convívio social. Pessoas que são referências em gestão de negócios ou trabalham em grandes empresas podem ser bons investidores.

2. Eventos de empreendedorismo

Outra opção são os eventos de empreendedorismo. Eles são uma maneira de expor ideias a quem tem experiência no mercado. Alguns exemplos são o Anjos do Brasil e a Curitiba Angels.

Além disso, um programa muito conhecido é o Shark Tank. A apresentação de uma boa ideia pode ser um ponto de virada, até mesmo se os participantes não invistam, devido a divulgação do negócio.

3. Características importantes

Outro ponto importante ao atrair um investidor é saber exatamente o perfil da pessoa que você irá escolher para contribuir no projeto. Ela precisa entender que existem outras opções de aplicação disponíveis no mercado, que não exigirão tanto esforço. Um exemplo são os produtos de renda fixa.

Por isso, se mesmo com esse entendimento, elas enxerguem que essa pode ser uma oportunidade de sucesso para o negócio e até mesmo tornar uma renda ativa em uma passiva no longo prazo.

Assim, saber as características de quem você busca pode ser um ponto para atrair e convencer as pessoas certas, mostrando a contribuição mútua dessa parceria.

4. O pitch

pitch é a etapa em que você já encontrou um potencial investidor e você deve apresentar a ele o negócio. Por isso, é fundamental que a descrição do modelo de negócio seja clara. O livro Smart Money traz alguns pontos essenciais:

  • Evidenciação do problema a ser resolvido;
  • Descrição do mercado e dos concorrentes;
  • Demonstração de resultados passados e projeções futuras; e
  • Valor de investimento esperado e percentual de participação a ser concedido. 

5. A relação

A relação depois de fechar a parceria é um ponto muito importante para conseguir um smart money. Afinal, as decisões passarão a ser tomadas em conjunto e é preciso entender qual a melhor forma para que isso aconteça.

Então, deixe muito bem alinhado os melhores meios de contato e formas de transparência já durante o processo de negociação. Assim, as chances de que o sucesso da organização venha de um trabalho construído são muito maiores.

Dica bônus!

Preparado para ajudar as empresas a impulsionarem seus resultados por meio de uma consultoria? 

Pensando em você que deseja flexibilidade e independência para a carreira, criamos o Pacote de Formação de Consultores em Gestão, para que você desenvolva as competências necessárias para atuar de forma a identificar problemas e propor melhorias de maneira assertiva e rápida nas empresas!

Com ele, você será capaz de formular planejamentos estratégicos e estruturar sistemas para gestão de resultados, além de dominar todas as estratégias para aumentar receitas!

Quem tem a capacidade de gerar resultados é recompensado, portanto, não perca tempo: torne-se um consultor e garanta excelência e eficiência por onde for! Esperamos você para estudar com a gente e atingir o próximo nível na sua carreira! Clique e se inscreva!

Formação de Consultores em Gestão

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.