O gerenciamento de um Scrum Team demanda a atenção de vários aspectos importantes no desenvolvimento de um grupo.

Normalmente, esse tipo de atividade é tarefa do Scrum Master. Resolver os problemas e estimular a equipe são responsabilidades fundamentais deste integrante. 

Mas, mesmo para os outros membros do time, é importante saber quais são os alvos a serem atingidos para se tornar um Scrum Team dos sonhos.

Para te ajudar, listamos 5 áreas que você precisa trabalhar com sua equipe para alcançar melhores resultados. 

 

Como melhorar meu Scrum Team?

 

A equipe Scrum precisa ser forte. Essencialmente, é um grupo de várias pessoas que precisam aprender a trabalhar em conjunto para atingir um objetivo. O Scrum Team ideal é multidisciplinar, coerente e possui capacidade de auto-organização

Além disso, existem algumas características que precisam ser trabalhadas.

 

Quais as principais características que o Scrum Team deve ter?

 

Para atingir o sucesso, sua equipe de desenvolvimento precisa melhorar em cinco áreas. São elas:

 

1 - Identidade de grupo

A formação de um grupo é algo que não pode ser tratado com descaso. Um time serve para realizar objetivos que aquelas pessoas, sozinhas, não conseguiriam.

Juntar algumas pessoas e simplesmente dizer que elas são um time não trará nenhum resultado. É necessário levar em conta que haverá um investimento de tempo em aprendizagem, e a identidade do grupo se formará ao longo do tempo.

Para auxiliar nesse processo, você pode responder a três perguntas fundamentais:

  • Por que existimos enquanto grupo?

  • Quais são nossos objetivos?

  • Quais valores queremos cultivar?

Quanto mais a sintonia do seu Scrum Team crescer, mais claras vão ficando as respostas para essas perguntas. 

O grupo precisa acreditar em sua identidade para atingir suas metas e melhorar de maneira contínua.

Para te ajudar, baixe o nosso Ebook sobre as 5 Práticas Exemplares de Liderança! É um material totalmente gratuito que pode te ajudar muito. Clique na imagem e faça o download:

ebook 5 práticas exemplares de liderança

 

2 - Trabalho em equipe

Parece óbvio, e é. Mas muitas pessoas não se atentam para o fato de que estar em uma equipe não é simplesmente dividir as tarefas. Mais do que isso, quer dizer buscar soluções em conjunto. 

Em seu Daily Scrum, os membros devem ter abertura para compartilhar seus sucessos, falhas e qualquer outro problema que impeça a equipe de atingir seus objetivos.

Depois de cada Sprint, é importante que o Scrum Team se reúna para conversar sobre o que ocorreu naquele período, dando sugestões e conversando sobre as dificuldades.

 

3 - Organização

Cada membro de seu Scrum Team deve saber exatamente a sua responsabilidade. 

Para manter tudo em ordem, algumas equipes utilizam softwares de gerenciamento de projetos. Eles exibem as tarefas do time e seu progresso, permitindo um maior controle.

Alguns ainda possibilitam comunicação interna por meio de comentários ou anotações.

Você pode usar programas como o Trello, Nutcache, Active Collab, entre muitos outros.

 

4 - Mindset ágil

midset ágil

Julian Birkinshaw, professor da London Bussiness School, defende que estamos vivendo um momento chamado de “A Era da Agilidade”. Não é à toa: garndes empresas do mundo já implementaram o gerenciamento ágil. Qual a causa dessa mudança?

A principal explicação é a dinâmica do mundo em que vivemos. Hoje em dia, nossa realidade é muito volátil e está sempre mudando. Portanto, é necessário ser capaz de se adaptar a essas alterações contínuas.

É aí que o mindset ágil se destaca: dentro de uma organização ágil, os Scrums Teams conseguem agregar valor de maneira constante para a empresa e para os clientes. Isso é feito com base nos seguintes princípios:

  • Valorização da aprendizagem: é importante que o ambiente tolere os erros e os encare como um novo conhecimento valioso para a equipe;

  • Colaboração: as informações não devem ser acumuladas por uma pessoa, buscando o compartilhamento com a equipe;

  • Respeito: é a base de qualquer relacionamento humano. Estabelecer relações respeitosas com os colegas de equipe, com as pessoas da empresa e com os clientes é fundamental.

Porém, não adianta somente ter um pensamento ágil. É preciso adotar um comportamento ágil, ou seja, praticar os valores da agilidade em ações concretas. 

Estas são três atitudes que seu grupo precisa tomar para desenvolver um mindset ágil:

  • Inovação, visando sempre agregar mais valor;

  • Auto-organização, baseada na confiança;

  • Interação em network, trabalhando de forma colaborativa e fugindo de uma estrutura rígida de troca de informações.

Desse modo, seu Scrum Team estará sempre pronto para agir rapidamente com o surgimento de qualquer demanda nova.

 

5 - Empirismo

O empirismo é um elemento essencial do Scrum. Mark Noneman, treinador de Scrum, faz a seguinte analogia: o empirismo é como um termostato. Ele inspeciona a temperatura no ambiente e compara esse dado com uma temperatura ideal.

A partir disso, o termostato aquece ou esfria a sala, ou seja, adapta para atingir um valor mais próximo da temperatura ideal. Esse é o princípio do empirismo.

Existem três coisas que seu Scrum Team precisa estar atento para que o empirismo funcione. 

Primeiro, é necessário saber qual o objetivo a ser alcançado (a temperatura ideal).

Depois, a inspeção precisa ser constante. Portanto, para manter o controle, suas Sprints Scrum podem ser mais curtos e frequentes.

Você já viu um termostato que se ajusta apenas uma vez ao dia? Com certeza, o ambiente iria ficar desconfortável com as variações de clima que podem ocorrer.

Por último, as informações precisam ter transparência. É importante que você saiba exatamente o que está acontecendo. 

Por exemplo, se você colocar uma fonte de calor próxima ao termostato, a temperatura registrada estará incoerente com a realidade do ambiente, gerando uma adaptação desnecessária e equivocada.

 

Pronto para começar?

 

Vimos cinco áreas em que seu Scrum Team precisa se desenvolver para trabalhar com mais eficiência. Implementando essas dicas, seus objetivos serão atingidos com muito mais facilidade.

Gostou do conteúdo? Quer aprender mais sobre como gerenciar sua equipe? 

Então não deixe de conferir o nosso curso completo para se tornar um especialista em Agile Scrum Master. 

Nele você vai aprender tudo sobre a metodologia Scrum, cultura ágil e gerenciamento dos seus projetos. Clique no link abaixo para conferir:

 

curso formação scrum master