A cultura organizacional em clínicas médicas é fundamental e uma das principais responsáveis por tornar uma gestão eficiente dentro de uma clínica ou consultório médico. 

Essa estratégia é essencial para qualquer negócio na área da saúde por esclarecer aos pacientes que o seu negócio realmente se importa com o bem mais precioso das pessoas, a saúde.

Afinal, toda essa mensagem é passada por meio dos colaboradores e dos médicos envolvidos nas etapas operacionais do seu negócio, são absorvidas de maneira diferente por essas pessoas. 

Pensando em facilitar o processo de criação e aplicação da cultura organizacional em clínicas médicas, preparamos este artigo com todas as informações que você, médico empreendedor, vai precisar saber para desenvolver um bom trabalho. 

  • O que é cultura organizacional em clínicas médicas?

  • Qual a importância de uma cultura organizacional em clínicas médicas?

  • Como aplicar uma boa cultura organizacional na sua clínica médica?

Vamos lá!

 

O que é cultura organizacional em clínicas médicas?

 

A cultura organizacional em clínicas médicas é um conjunto de aspectos que envolvem o comportamento de colaboradores e da própria empresa à frente de determinadas situações, sem contar a rotina e identidade que a empresa possui e transmite aos pacientes.

Portanto, conseguimos afirmar que uma cultura organizacional é extremamente importante se o objetivo do seu negócio for o de impactar diretamente na percepção que parceiros e o próprio paciente podem ter da sua empresa.

No caso da área da saúde, todo o processo é diferente e ganha mais importância.

Seja por conta das consultas com caráter mais intimista ou pelo se nicho de atendimento. Tudo isso acaba fazendo com que o serviço e a experiência, de modo geral, crie uma expectativa e impacto diferente em cada ser humano. 

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Qual a importância de uma cultura organizacional em clínicas médicas?

 

Por se tratar da área da saúde, a cultura organizacional em clínicas médicas é extremamente importante.

Uma boa forma de se destacar aos olhos do paciente está na aplicação de boas práticas empresariais e de atendimento humanizado, como você vai conferir a partir de agora. 

 

Engajamento

Quando a sua clínica ou consultório médico tem uma cultura organizacional estruturada a partir de uma missão, visão e valores corretos, é possível construir um engajamento maior por parte dos colaboradores e até mesmo dos pacientes.

Por exemplo, se o médico se identifica com a missão de tornar as melhores práticas médicas acessível, é quase certo que ele será um colaborador engajado com a empresa.

Do mesmo modo, um paciente, que se reconhece nos valores da sua clínica ou consultório, tem uma possibilidade muito maior de se tornar um cliente recorrente.

 

Sensação de pertencimento

A sensação de pertencimento é uma das vantagens e ter uma cultura organizacional em clínicas médicas. 

Geralmente, o médico é o profissional que passa mais tempo na linha de frente por conta dos plantões. Sendo assim, essa rotina de atendimentos já faz parte do dia a dia dele.

Entretanto, isso não faz com que ele ache que faça parte de algo maior.

Com a estratégia colocada em prática de forma assertiva, como veremos mais abaixo deste artigo, o médico e outros colaboradores vão ter uma maior sensação de pertencimento, fazendo com que enxerguem que suas tarefas promovem mais conforto e saúde às pessoas.

Assim, você pode fazer uso de ferramentas e métricas que auxiliem o seu planejamento e a sua gestão.

 

Produtividade

Embora a área da saúde tenha um caráter mais humanitário, a clínica médica não deixa de ser um negócio.

Por isso, é fundamental que ela tenha uma boa produtividade e uma cultura organizacional específica, gerando resultados cada vez mais positivos ao redor de todo o mundo. 

De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, colaboradores felizes são, em média, 31% mais produtivos e o ambiente de trabalho fica mais agradável a partir dessa estratégia. 

Sendo assim, levar em consideração esse fator pode ser determinante para conseguir fazer com que o ambiente se torne muito mais amigável e prazeroso.

 

Como aplicar uma boa cultura organizacional na sua clínica médica?

 

A aplicação da cultura organizacional em clínicas médicas depende de 3 passos fundamentais, que são determinantes para uma boa ou má aplicação dessa estratégia. 

Devido a toda essa importância, separamos esses 3 passos e vamos tratá-los de forma simplificada e objetiva para você maximizar os seus resultados.

 

A missão, a visão e os valores

Para você criar uma cultura organizacional em clínicas médicas, antes de mais nada é preciso definir a missão, a visão e os valores do seu negócio.

Afinal, somente com esse pilar bem definido, você consegue apresentar uma clareza maior sobre os seus objetivos e os seus princípios diante do negócio, de maneira geral. 

Todas as empresas costumam ter uma missão, uma visão e valores, mesmo que sejam de maneira implícita e não trabalhem esses conceitos da melhor forma. 

Inclusive, se você estiver no processo de descoberta desses fatores para a sua clínica médica, é importante se fazer algumas perguntas, como:

  • Qual o objetivo do meu negócio?

  • Como eu vejo o meu negócio no futuro?

  • O que eu defendo com com os meus serviços?

  • O que é essencial e não pode faltar no dia a dia da empresa?

A partir dessas respostas, é possível entender quais são os propósitos da empresa, e assim, inserir em um documento para conseguir organizar as ideias da sua cultura organizacional de maneira mais clara e objetiva. 

 

Planejamento estratégico

A cultura organizacional em clínicas médicas pode ser considera como uma estratégia. E por isso, um planejamento completo é fundamental.

O mais indicado para este passo é você inserir a cultura organizacional e sua manutenção na gestão de clínicas. 

Além disso, técnicas de endomarketing e de marketing médico podem ser aplicadas para que os colaboradores se identifiquem ainda mais com os pontos da clínica, com artigos em blogs e postagens nas redes sociais.

Já o planejamento estratégico pode ser feito de inúmeras formas e a mais indicada para este caso é definir um conjunto de ações mensais para a manutenção do clima organizacional.

Desta forma, é possível desenvolver happy hours, cursos ou palestras que promovam a fraternidade entre os colaboradores e não infrinjam os princípios pré definidos anteriormente.

Para um entendimento mais completo, nós recomendamos a leitura do nosso artigo sobre planejamento estratégico, explorando de forma completa e definitiva de como criar uma estratégia eficiente ao seu negócio.

 

Comunicação

É claro que a comunicação tem um importante papel para uma cultura organizacional em clínicas médicas realmente eficiente e positiva.

Uma vez que você faça o primeiro passo e identifique a missão, a visão e os valores da sua clínica ou consultório médico, os seus colaboradores devem estar alinhados com as diretrizes.

Para isso, basta uma reunião para explicar aos antigos e novos colaboradores o que move a empresa e a razão de todos os procedimentos, sempre dando espaço para ouvi-los à respeito de dúvidas e de perguntas, melhorando assim a comunicação com pacientes.

 

Continue se especializando!

 

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre a importância de uma cultura organizacional estabelecida na sua clínica a fim de que você possa se consolidar na sua área, tratando melhor seus pacientes.

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