De tempos em tempos, é preciso avaliar a própria rotina de trabalho para se adequar às necessidades do dia a dia.

Por isso, é essencial pensar em novas formas, a fim de aumentar a produtividade da clínica ou consultório. Só assim é possível ter uma equipe eficiente e pronta para contornar os imprevistos do cotidiano.

Além disso, promover melhorias no seu espaço de trabalho é essencial para atrair mais pacientes e fidelizá-los por muito tempo. Por isso, separamos algumas dicas importantes que, certamente, irão ajudar neste processo. Confira!

 

Dicas para aumentar a produtividade da clínica ou consultório

 

Planeje seu dia

Cuidar da organização da clínica ou consultório, com toda a certeza, é um dos principais métodos para um dia tranquilo e sem imprevistos. Planejar as tarefas do dia evita que algo importante seja esquecido em meio à correria dos atendimentos.

Uma ótima dica é criar uma planilha com as principais tarefas a serem realizadas, conforme a demanda necessária, e distribuí-las à sua equipe, por exemplo. Existem ainda várias opções de listas prontas para download na internet. Simples e fácil!

Embora organizar a rotina seja algo importante, também é preciso cuidar de datas a longo prazo. Por isso, procure organizar a sua agenda com datas futuras que sejam importantes, como o período para o envio das Guias TISS aos convênios ou a data para realizar os repasses aos médicos e funcionários.

 

Tenha um espaço de trabalho agradável

A base para uma equipe produtiva certamente é a harmonia no espaço de trabalho. Por isso, é importante fazer com que todos se sintam bem e, mais do que isso, confortáveis para realizar as demandas que surgem.

A melhor forma para isso é se dedicar à equipe com o mesmo cuidado e atenção que você dedica aos seus pacientes. Quando os seus funcionários se sentem bem, irão transmitir esse sentimento a eles! Lembre-se que pequenas atitudes podem melhorar muito o dia de alguém.

Algumas ações positivas para lidar com a equipe:

  • Valorize o esforço de todos os membros
  • Faça elogios
  • feedbacks construtivos
  • Tenha empatia com os momentos difíceis
  • Cumpra todas as obrigações enquanto empregador

 

Utilize as tecnologia a seu favor

Para aumentar a produtividade da clínica ou consultório é preciso utilizar as tecnologias adequadas para simplificar o trabalho cotidiano. Por isso, é importante escolher uma ferramenta que seja sua aliada na hora de fazer a gestão e que abranja todos os setores do seu espaço de trabalho.

Adotar um software médico confiável pode trazer muitos benefícios. Além de diminuir os erros nos processos rotineiros, ainda é possível economizar tempo com tarefas que costumam demorar muito. Assim, você tem tempo de sobra para investir na qualidade do atendimento aos clientes.

Na hora de escolher o seu software médico, tenha em mente as seguintes ferramentas:

Agenda completa de pacientes, salas, filas e equipamentos;

É importante lembrar que cada uma dessas funcionalidades pode ou não ser necessária de acordo com a sua demanda. Além disso, é importante levar em conta se o software é local ou na nuvem, o que também vai depender das suas necessidades.

 

Conheça seu público

Entender bem como funciona o seu público é essencial para prestar um serviço de qualidade. Por isso, saiba com que tipo de público você está lidando, com o intuito de proporcionar um serviço que atenda às expectativas dos seus pacientes.

Conhecer as preferências e necessidades do seu público evita que você e sua equipe demandem tempo com ações e métodos desnecessários ou inadequados. Assim, sobra tempo para que a equipe possa focar nas tarefas importantes do dia a dia.

Uma ideia útil é coletar relatórios com dados quantitativos dos pacientes, como faixa etária, gênero, renda e etc. Também é possível realizar uma pesquisa com algumas perguntas que ajudem a aumentar a produtividade da clínica ou consultório.

 

Capacite sua equipe

Muito além de ter um espaço de trabalho agradável e a ferramenta perfeita para fazer a gestão, cuidar da equipe também é primordial. Por isso, investir na capacitação dos seus funcionários pode ajudar muito a aumentar a sua produtividade.

Uma boa opção é realizar treinamentos com a equipe, a fim de que aprendam todas as possibilidades das ferramentas utilizadas na clínica ou consultório, por exemplo. Além disso, incentivar a realização de cursos que agreguem à área de atuação do profissional pode ser muito benéfico, não só para o currículo dele, mas também para desempenhar as funções de trabalho.

Com profissionais capacitados e preparados para os desafios diários, fica fácil resolver problemas rotineiros e imprevistos que podem ocorrer esporadicamente. Menos erros significa mais gente satisfeita!

 

Mude de maneira gradual

Implementar mudanças pode ser desafiador no espaço de trabalho. Mas, se feitas gradualmente, da forma correta e com a cooperação de todos os funcionários, é possível aumentar a produtividade da clínica ou consultório de forma significativa.

Com isso, não só sua equipe ganha um ambiente mais harmônico, como também os pacientes terão um serviço mais eficiente e com mais qualidade.