Você já parou pra pensar no que leva os consumidores a comprarem um determinado produto ou serviço? A maioria esmagadora das pessoas pensa que os clientes consomem os produtos disponibilizados pelas empresas, porém, esse conceito está errado. Na verdade, as pessoas compram as soluções que os produtos trazem. Confuso? Calma, vou te explicar.

Imagine alguém que comprou uma máquina de lavar; na verdade, essa pessoa não pagou pelo objeto em si, mas sim pelo benefício que este traz. Nesse caso, deixar suas roupas limpas e cheirosas.

Saber quais são as reais necessidades e expectativas dos consumidores é fundamental para o sucesso de qualquer instituição e é justamente em meio a esse cenário que entra uma metodologia que vem revolucionando o mercado: o Job To Be Done.

Se você tem o interesse em saber tudo sobre essa técnica, além de aprender o passo a passo para aplicar o Job To Be Done, continue lendo esse artigo. Vamos nessa?

 

Mas afinal, o que é o Job To Be Done

 

O Job To Be Done é um conceito criado por Clayton Christensen, professor da Harvard Business School. É um método revolucionário, que conduz as empresas para o caminho da inovação e para uma visão além das ideias comuns.

Essa ferramenta parte do princípio que não adianta perguntar o que os consumidores querem, já que eles responderão de acordo com o que o mercado já oferece. Além disso, segundo essa teoria, para criar um produto de sucesso, o investimento exclusivo no desenvolvimento de novas tecnologias não é suficiente.

 

Quais os benefícios do Job To Be Done?

 

Essa metodologia é capaz de revelar quais são as necessidades reais dos clientes, além disso, permite que sua empresa compreenda quais funcionalidades seus produtos ou serviços oferecem de fato, permite que as empresas ganhem novas perspectivas de mercado e criem estratégias baseadas nos dados recolhidos.

Como consequência disso, as pessoas se sentem mais confiantes comprando o seu produto, fazendo com que este ganhe valorização e credibilidade no mercado.

Antes de darmos sequência ao nosso artigo, nós, da Voitto, separamos um material exclusivo para você.

Confira o nosso E-book, totalmente gratuito sobre 5 Dicas para uma Negociação de Sucesso. Através dele, você aprenderá como se portar diante de negociações importantes, não somente no ambiente corporativo, mas também frente a aspectos pessoais.

E aí, tá esperando o quê? Clique no botão abaixo e tenha acesso!

 

O passo a passo para utilizar o Job To Be Done

 

1- Defina, de forma clara, qual o produto ou serviço a ser explorado

 

O primeiro passo, e talvez o mais importante, é definir, de forma clara, quais serão os produtos e/ou serviços oferecidos por sua empresa. Nesta etapa do processo, é necessário buscar propostas inovadoras, que visem atender a uma necessidade clara do seu nicho de mercado.

O serviço que você está oferecendo é um facilitador na vida das pessoas? Se sim, você está no caminho certo. Caso não, volte uma casa.

 

2- Tenha em mente quais tarefas o seu produto executa para o cliente

 

É papel do empreendedor saber, através de interações com os consumidores, quais funções os seus produtos trazem para eles. É necessário categorizar as tarefas, pois assim é possível atingir seu público-alvo de maneira mais eficiente. As tarefas são categorizadas em 4 classes: 

 

  • Tarefas funcionais: são as necessidades mais básicas dos consumidores;
  • Tarefas operacionais: são as demandas operacionais dos segmentos de nichos de mercado atendidos pelo seu produto;
  • Tarefas sociais: representam quais os níveis de interesse social em ser visto utilizando seu produto ou serviço; e
  • Tarefas emocionais: estão atreladas a quais sentimentos o consumidor tem quando consome os seus serviços.

 

3- Categorize o trabalho a ser feito 

 

Não existe uma maneira padrão para se fazer isso, esse passo irá variar de empresa para empresa. Nesse caso, é preciso contar com o bom senso para criar categorias que façam sentido.

A segmentação dos jobs to be done permite que você delegue as tarefas para as pessoas certas, fazendo dessas pessoas especialistas na área que atuam.

Para uma organização eficiente, sugiro que você analise todos o jobs já feitos e os categorize de acordo com os benefícios trazidos.

 

4- Dê prioridades para os jobs rentáveis

 

Dê prioridade aos jobs que tragam retorno financeiro para a sua empresa. Algumas tarefas podem gerar mais lucros que outras, e estas devem ser priorizadas. 

 

5- Aprenda através de soluções já existentes

 

Você deve aprender através de ações que já foram executadas. Ninguém precisa inventar a roda para fazer um bom trabalho. Essa troca de informação é muito importante para que soluções cada vez mais criativas sejam tomadas.

 

6- Crie uma experiência de consumo 

 

Uma vez que foi dada prioridade aos jobs rentáveis, você deve criar uma simulação para a experiência de consumo dos seus clientes. É indicado a utilização do Design Thinking, pois, através dele, você pode fazer simulações de consumo, validando suas hipóteses antes da construção de um protótipo.

 

7- Valide a experiência com os clientes

 

Antes de lançar um novo produto ou serviço no mercado, ou até mesmo modificá-los, é necessário validar isso com os clientes.

Crie protótipos e/ou versões demo para que os seus clientes tenham a experiência de consumo e repassem feedbacks para os desenvolvedores. Uma coisa que precisa ser salientada é que a validação pode ser feita em todos os estágios, pois o que conta aqui é obter informações dos consumidores.

 

8- Compartilhe a experiência

 

Após a etapa de validação ter sido bem-sucedida, é fundamental que você dissemine a experiência para os demais consumidores. Em muitos casos, os passos anteriores não são bem sucedidos, nesses casos você deve dar alguns passos atrás e avaliar os problemas enfrentados.

 

Chegou a hora de aprender com a gente!

 

Agora que você já sabe o que é e como funciona a metodologia Job To Be Done, chegou a hora de aprender a como se tornar um melhor vendedor. Para isso, trazemos aqui para você o nosso Curso de Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento.

Clique no botão abaixo e tenha acesso. Estamos esperando por você!

Por último, não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos. Até a próxima!