A Gestão Remota é um termo utilizado para designar um novo modelo de gestão da era digital. Com empresas sofrendo cada vez mais transformações tecnológicas importantes, como a combinação de soluções mobile com a Internet das Coisas (IoT), torna-se necessário a ampliação dos horizontes na gestão do acesso remoto. 

Pensando nisso, trouxemos algumas informações importantes para te ajudar a entender e aplicar a gestão remota em sua empresa. Neste artigo você vai aprender:

  • O que é o modelo de Gestão Remota?

  • Principais desafios da Gestão Remota;

  • 7 dicas para liderar equipes na Gestão Remota.

 

O que é o modelo de Gestão Remota?

 

A gestão remota é um modelo de gerenciamento de uma equipe que permite aos funcionários trabalharem fora das instalações do escritório, em dias específicos ou de forma permanente. 

Com a transformação digital cada vez mais presente no nosso dia a dia, as empresas buscam uma gestão que proporciona mais autonomia para os colaboradores, além disso, que gere um aumento de produtividade, criatividade, capacidade para gerenciar, melhoria na comunicação e colaboração com os demais funcionários. 

Para estabelecer tal visão e construir esse modelo de negócio, o gestor precisa aprender a liderar equipes e manter todos alinhados no mesmo propósito, já que fazer tudo à distância pode ser bem mais complicado para empresários com mais tempo de jornada.

Porém, quando estes gestores aprenderem a lidar com seus colaboradores trabalhando remotamente, a empresa se beneficiará do trabalho e terá grandes conquistas pela frente.

A seguir veremos quais os desafios impostos aos gestores no trabalho remoto. 

 

Principais desafios da Gestão Remota

 

Devemos reconhecer que um dos maiores desafios da gestão remota é não poder supervisionar em tempo real tudo o que o colaborador está produzindo. Além disso, liderar equipes de forma remota pode parecer completamente impossível para o gestor no começo.

Toda essa ideia de trabalhar em casa e deixar parte ou total da equipe em home office depende muito de como cada colaborador encara o seu papel. Também é importante que todas as estratégias e tarefas estejam bem definidas para uma gestão remota de sucesso.

Portanto, o que um gestor deve fazer é cada vez mais pensar em formas de avaliar o resultado e não em manter o colaborador sempre ocupado para fazer valer seu salário. O foco maior são os resultados!

Só assim é possível tirar toda a pressão de ter que supervisionar uma equipe e passar a dar mais suporte, direção e incentivo aos bons colaboradores que se adaptarem ao trabalho remoto.

Para te ajudar a fazer a gestão de equipes remotas, nós do Grupo Voitto, desenvolvemos um Ebook completo para tirar dúvidas de como gerenciar times de maneira remota. 

O conteúdo traz dicas para estruturar um workplace produtivo, conforme o perfil profissional de cada colaborador da sua equipe. Clique no botão abaixo e faça o download:

ebook coronavírus:como fazer um home office incrivelmente produtivo

 

7 dicas para ter sucesso na Gestão Remota

 

A seguir vamos dar 7 dicas para você liderar a sua equipe remotamente e fazer o trabalho fluir melhor com boas práticas de gestão à distância.

 

1 - Realize um planejamento das atividades

Deixe o seu time de trabalhadores remotos com todas as informações necessárias sobre o planejamento do trabalho. É recomendado que você crie um cronograma para que todos entreguem seus resultados no tempo certo e cumpram com o prazo estipulado.

Neste caso, programas de gestão de equipes e tarefas são essenciais e podem fazer toda a diferença ao direcionar atividades e prazos.

Se você quer aprender mais sobre cronograma conheça o nosso artigo “O que é cronograma? Aprenda a gerenciar suas tarefas”.       

 

2 - Deixe as tarefas bem definidas

Você precisa deixar definido a responsabilidade de cada um, com um briefing completo do que deve ser feito e os prazos para entrega dos trabalhos.

Não economize nas informações, pois cada detalhe que você deixa passar em branco pode fazer diferença no resultado final no trabalho remoto. A comunicação deve ser clara, pois não é possível recorrer ao trabalhador sempre que lembrar de algum detalhe.

 

3 - Conheça os membros do time

É fundamental que você entenda que cada pessoa se adequa a um tipo de trabalho. Você vai precisar conhecer mais sobre os membros do seu time para tomar melhores decisões sobre as funções de cada um.

Por isso, é necessário que você entenda as necessidades de cada um, sempre perguntando mais detalhes sobre a qualidade de vida no trabalho e o que eles precisam para desempenhar melhor suas funções.

 

4 - Mantenha a equipe envolvida

O maior desafio da gestão remota é manter a equipe envolvida e motivada. Alinhar a comunicação e os objetivos é uma das formas de contornar esse problema.

Promova confraternizações, premiações e formas de incentivo para que todos se sintam parte de um time vencedor. As formas de recompensa ajudam o colaborador a entender que está desempenhando um bom trabalho e criar uma postura de defensor do seu negócio.

 

5 - Faça reuniões periódicas

Você precisa fazer o acompanhamento das atividades do seu time. Para isso, tenha reuniões periódicas para alinhar as estratégias para o futuro.

Você pode fazer reuniões particulares ou em grupo. Algumas das ferramentas para reuniões de forma remota são Google Meet, Zoom, Skype, Google Hangouts e até mesmo o Facetime.

 

6 - Tenha uma boa comunicação interna

Faça o possível para ter uma ótima comunicação interna. Como já falamos anteriormente, cada detalhe que você deixa passar pode afetar no desempenho da sua equipe remota.

Por isso, utilize formas de melhorar cada vez mais a comunicação interna com o seu time de trabalhadores remotos. Você pode criar uma intranet, trabalhar o endomarketing, incentivar a comunicação entre setores e muito mais.

Utilize também aplicativos para facilitar a comunicação interna, pois fazer tudo por e-mail pode ser cansativo e pouco produtivo. Algumas das ferramentas de colaboração instantânea que mais podem ajudar sua equipe são:

  • Slack;

  • Discord;

  • Telegram;

  • WhatsApp.

 

7 - Utilize ferramentas de gestão

Utilize todas as ferramentas que puder para fazer uma boa gestão remotamente. Dentre as mais simples, podemos indicar o Google Agenda, Calendário e os blocos de notas (Evernote, Google Keep).

Você também pode utilizar a nuvem para arquivar documentos (Google Drive, Dropbox), além de utilizar aplicativos simples como Microsoft Office Excel, Power Point e Word.

Recomendamos também que você dê uma olhada em aplicativos de gestão de projetos. Eles são responsáveis por organizar todas as etapas, além de facilitar que você marque o responsável, defina prazos e analise os arquivos compartilhados.

Uma ótima opção de aplicativo de gestão de projetos é o Trello. Ele é gratuito e possui muitas ferramentas interessantes para você manter todo o seu time alinhado.

 

Dica Bônus: invista em um workplace personalizado

 

Por último, vamos te deixar com uma dica importante: se puder, invista em um workplace personalizado. Um workplace é a forma de juntar todas as ferramentas necessárias para fazer a gestão remota da sua equipe home office.

Por meio dele você oferece aos colaboradores um local de trabalho online onde são tratados praticamente todos os assuntos relacionados à empresa. Esta pode ser uma ótima forma de manter o seu time sempre unido!

 

Seja um profissional!

 

Com esse novo modelo de negócio, as empresas buscam por profissionais capazes de gerenciar equipes utilizando os novos meios de comunicação e ferramentas. 

Além disso, para uma gestão de pessoas remotamente, o profissional que comandará uma equipe precisa ser referência quando o assunto for gestão do tempo e produtividade. 

Por isso, não deixe de conhecer o nosso curso de Gestão do Tempo e Produtividade Profissional! Com ele você estará preparado para as mudanças do mercado de trabalho. Clique e conheça:

 

curso de gestão do tempo e produtividade profissional