1. Conheça o mercado
2. Renove seu currículo
3. Atualize-se
4. Seja protagonista
5. Não minta
6. Faça Network
7. O desvio pode ser um atalho
8. Prepare-se para a entrevista
9. Cadastre o seu currículo de sites de vagas de emprego
10. É tudo questão de preparação!

Veja as 10 dicas infalíveis para quem busca recolocação no mercado de trabalho!

Confira as principais dicas sobre recolocação no mercado de trabalho e volte a realizar seus sonhos com sucesso e eficácia.

Mateus Carpanez
Por: Mateus Carpanez
Veja as 10 dicas infalíveis para quem busca recolocação no mercado de trabalho!

A crise econômica não é o melhor cenário para se manter estável no mercado privado, não é mesmo? Mas, mesmo se você foi demitido não se desespere, existe uma luz no fim do túnel! A recolocação no mercado pode ser um pesadelo para alguns, mas também pode ser uma nova fase cheia de possibilidades!

E como fazer isso? É preciso ser otimista, pois as oportunidades estão em todas as partes! Basta se esforçar para enxergar e se preparar para elas!

Neste artigo, você vai encontrar todas informações que precisa para realizar a recolocação profissional de forma fácil e sem desespero.

1. Conheça o mercado

Comece pesquisando como a sua área de atuação se encontra no mercado de trabalho. Use a internet ao seu favor e siga as seguintes perguntas:

  • Quais empresas estão contratando mais?
  • Quais são as habilidades requeridas nas vagas dessas empresas?
  • Qual a faixa salarial?

Depois de entender a situação atual da sua área, prepare-se para o próximo passo na jornada pela recolocação no mercado de trabalho! Vem com a gente!

2. Renove seu currículo

Separe parte do seu tempo para pensar em seus objetivos profissionais. Refletir sobre suas experiências, conquistas e aprendizados te ajudarão a montar um currículo focado e atualizado. Lembre-se de sempre ressaltar seus resultados alcançados em suas experiências passadas.

Para elaborar um bom currículo é necessário destacar os seus pontos mais fortes e chamar a atenção do recrutador, algumas dicas são:

  • Seja objetivo: Tente resumir suas qualificações e foque no que a vaga demanda. 
  • Foto: Nem sempre é necessário colocar a sua foto, só coloque se for solicitado pelo recrutador. 
  • Dados pessoais: Não adicione informações pessoais como as que contém dados dos seus documentos. 
  • Revise: Dê uma boa revisada no seu currículo. Veja se a personalização, o template e as prioridades estão adequadas a vaga que deseja.  
  • Formatação: Não existe o certo ou errado, mas é sempre bom utilizar o bom senso. Lembre-se que deve ser algo formal, claro e objetivo, não é necessário mais que duas páginas, evite letras coloridas e excesso de sublinhados.
  • Envio: Ao enviar o currículo, seja atencioso. Nomeie o arquivo com seu nome completo, a vaga pela qual se candidatou e uma boa dica é enviá-lo em PDF, pois assim as configurações não se alteram. 

Bônus: Linkedin!

O Linkedin é a maior rede profissional do mundo e possui mais de 600 milhões de usuários, portanto essa ferramenta funciona como um currículo digital e pode ser um excelente facilitador para sua recolocação no mercado de trabalho.

Com o Linkedin, você pode procurar por novas vagas de emprego, receber e oferecer recomendações profissionais, criar uma rede de contatos profissionais, acompanhar tendências do mercado e acompanhar conteúdos relevantes.

3. Atualize-se

Aproveite o tempo livre para se capacitar. Aumentar seu conhecimento na área pode significar mais chances para uma recolocação no mercado de trabalho, reforçando a busca por novos empregos. Considere esse tempo como um período para seu autoconhecimento.

Além disso, é importante participar de workshops e palestras. Diferente de cursos tradicionais, eventos na sua área de interesse são uma excelente forma de acompanhar as novidades do mercado, mostrando que você não ficou "parado" e aumentando sua rede de relacionamentos.

Além disso é necessário apenas prática para o aprimoramento, o que coloca todos no mesmo patamar de potenciais negociadores de sucesso. Então, não perca tempo e assista técnicas de negociação, o curso que a Voitto preparou para você!

Aprenda a negociar agora!

Técnicas de Negociação

4. Seja protagonista

Agarre as oportunidades que tenham afinidade com seu ideal de realização profissional, em vez de aceitar qualquer vaga aberta que apareça na sua frente. Tome as rédeas da sua carreira avaliando todas as possibilidades.

Seja positivo quanto às novas oportunidades que virão pela frente durante o processo de recolocação no mercado de trabalho. No entanto, estude e se especialize para ter autoridade e, assim, destaque-se na vaga que almeja.

Absorva os feedbacksque receber em suas experiências passadas e descubra como estar mais preparado para a próxima oportunidade!

5. Não minta

Para voltar ao mercado, seja sincero e claro quanto ao final de suas últimas experiências profissionais, esconder uma demissão não é uma boa ideia. Não há vergonha em ser demitido, existem vários fatores que podem ter levado à isso: desalinhamento entre funcionário e empresa, corte de custos ou fechamento de uma filial, por exemplo.

Demissão não significa necessariamente falta de competência, e os recrutadores sabem disso. Não é necessário entrar em detalhes sobre seu desligamento, fale sobre esses motivos apenas se for perguntado, de forma objetiva e imparcial. Caso o motivo da demissão tenha sido uma falha sua, de execução ou conhecimento, explique o que você está fazendo para suprir essa lacuna.

6. Faça Network

Quem não é visto não é lembrado. Você já deve ter ouvido essa frase pelo menos uma vez na vida, não é mesmo? Network é a capacidade de estabelecer uma rede de contatos profissionais, uma habilidade que você precisa desenvolver mesmo quando não está pensando em uma recolocação no mercado de trabalho.

Fazer um bom network não é implorar por vagas de emprego quando for demitido, network é cultivar seus contatos profissionais e pessoais constantemente. Procure, também, não falar mal das empresas e profissionais com quem você trabalhou.

7. O desvio pode ser um atalho

Tem uma oportunidade diferente da esperada? É na área de seu interesse? Pode ser a melhor forma para a recolocação no mercado!

Muitas empresas acabam contratando empregados temporários, seja por ter gostado do seu método de trabalho ou simplesmente pelo fato dele já conhecer a dinâmica da empresa. Mesmo se não for contratado, acumular experiência nunca é demais.

8. Prepare-se para a entrevista

A entrevista de emprego é com certeza uma das etapas mais importantes na recolocação no mercado de trabalho. É através dela que você vai ter a chance de mostrar para a empresa o porquê de você ser a melhor opção para aquela vaga.

Há diversos materiais disponíveis na internet que podem prepará-lo para esse momento, inclusive o nossos artigos sobre o tema:

9. Cadastre o seu currículo de sites de vagas de emprego

Outro importante meio que pode te ajudar na recolocação no mercado de trabalho é a internet.

Pesquise sobre vagas online e cadastre o seu currículo nos sites com anúncios de emprego. Com isso, você aumenta o seu alcance e consegue concorrer a mais oportunidades. Afinal, tentar não custa, não é mesmo?

10. É tudo questão de preparação!

O conhecimento é a chave para a qualificação!

A preparação é o que vai fazer toda a diferença na recolocação no mercado de trabalho.

Hoje, ele está cada vez mais competitivo e só tem vez quem possui um diferencial no currículo. E, no campo profissional como um todo, uma das habilidades mais demandadas e utilizadas é a oratória, não é mesmo? Hoje, em um mundo conectado, mais do que nunca precisamos aprender a nos comunicar como o outro para estabelecer relacionamentos.

A rede de contatos propicia um ambiente colaborativo de crescimento e, a troca de feedbacks, é uma das formas de melhoria pessoal e profissional. E você, sabe como comunicar ao outro sobre o desempenho dele e questioná-lo também sobre os pontos em que você pode melhorar?


Uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho é a comunicação, principalmente aquela voltada para feedbacks e isso não é segredo para ninguém! Ela é essencial para auxiliar não só no nosso, bem como no desenvolvimento do outro.

Pensando nisso, você se considera um ótimo comunicador? Não? Então saiba: a concorrência já é.

Comece a trabalhar sua comunicação para ser mais assertivo na transmissão de ideias e propiciar um ambiente construtivo e colaborativo de desenvolvimento contínuo na sua empresa agora!

Inscreva-se já no nosso Curso de Comunicação Interpessoal e Feedback use o cupom BLOG50, obtenha 50% de desconto e esteja mais próximo de um mindset positivo, de sucesso e em crescimento!

Clique aqui e saiba mais!

Mateus Carpanez

Mateus Carpanez

Estudante de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificado em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Entusiasta na área de desenvolvimento pessoal. Estagiário na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Oratoria Tecnicas Apresentacao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.