O que é um roadmap?
Qual é a importância do roadmap?
Como fazer um roadmap?
Exemplos de roadmap
E aí, aprendeu tudo?

Saiba o que é o roadmap, como fazer e qual é a sua finalidade

Descubra o que é o roadmap, como fazer e qual é a sua importância para o desenvolvimento de projetos em um processo produtivo.

Tatiana Prado
Por: Tatiana Prado
Saiba o que é o roadmap, como fazer e qual é a sua finalidade

Talvez você ache natural o processo de construção de um projeto de uma casa, por exemplo. Mas, você sabe o que está por trás desse projeto e qual ferramenta o profissional utiliza para seguir com o seu trabalho?

É o que você vai descobrir hoje nesse artigo sobre o roadmap e como essa ferramenta é peça-chave em diversos projetos, incluindo projetos de fábrica em que é um grande aliado do planejamento e controle da produção.

Ficou interessado(a)? Então confira o que nós vamos abordar nesse texto:

  • O que é um roadmap?
  • Qual é a importância de um roadmap?
  • Como fazer um road map?
  • Exemplos de roadmap.

O que é um roadmap?

Como o próprio nome diz, roadmap é uma espécie de mapa do projeto. Trata-se de uma ferramenta visual muito utilizada em projetos tanto individuais, quanto empresariais de diversas áreas (desde projetos arquitetônicos até projetos de softwares).

O roadmap pode ser relacionado, também, com a bússola. Isso porque, ele orienta o seu time e os stakeholders a um objetivo comum: a construção do produto ou do projeto.

Portanto, o objetivo da ferramenta é alinhar as partes interessadas em torno da elaboração do projeto por meio de 3 perguntas: "onde estamos?", " onde queremos chegar?" e "como chegaremos?".

É geralmente por meio de uma planilha que o roadmap é apresentado com todas as fases do projeto, os prazos, as tarefas e as equipes responsáveis.

Talvez você esteja se perguntando por que esse termo se tornou tão importante nos dias atuais. É o que você vai conferir no próximo tópico.

Qual é a importância do roadmap?

Como você viu, o roadmap é uma poderosa ferramenta para guiar o gestor na realização de seu projeto.

Além disso, essa ferramenta é crucial para garantir a produtividade e eficiência do trabalho que está sendo realizado. Basicamente, o roadmap é fundamental para a elaboração de um produto ou projeto porque te proporciona:

  • Visão sistêmica do projeto;
  • Alinhamento e melhora da comunicação interna;
  • Organização e planejamento pessoal e profissional;
  • Foco nos processos relevantes;
  • Facilitação de colocar as ideias em prática.

O curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, traz um conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto, foi elaborado de acordo com o Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK).

Com esse curso, você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida totalmente alinhado com o PMBOK!

Aproveite essa oportunidade! Clique na imagem abaixo e se inscreva!

Clique aqui e saiba mais!

Como fazer um roadmap?

Agora que você já sabe a importância do roadmap, como você poderá colocá-lo em prática na sua empresa? É o que você vai conferir a seguir:

1. Defina os seus objetivos

Se você ainda não tiver os seus objetivos bem esclarecidos, é hora de defini-los na primeira etapa. Pense onde você está no momento, onde você quer chegar e como você vai fazer isso.

Além disso, faça pesquisas de mercado para saber como o produto que você quer construir está no mercado atual.

Lembre-se sempre de pensar estrategicamente a longo prazo!

2. Passe para o papel

Após ter definido seus objetivos, é hora de passar as suas ideias para o papel. É muito importante escrever suas metas e ambições porque, dessa forma, você e os seus stakeholders conseguirão visualizar mais facilmente.

Com isso, você valida com as pessoas importantes para o projeto, e se alguma coisa tiver que ser alterada, quanto antes melhor!

3. Faça um plano cronológico

Nessa etapa, é importante priorizar o que realmente for importante para a execução do projeto.

Isso porque, ao fazer o cronograma, você vai sequenciar atividades e definir prazos para cada uma delas. Se alguma atividade não tiver relevância ou impacto no produto final, será que essa atividade realmente deve ser priorizada? Cabe a reflexão.

Além disso, o plano cronológico permite uma visualização melhor a todos acerca do andamento do projeto.

4. Avalie riscos

Mesmo que você esteja muito certo do seu projeto e de seu cronograma, é sempre bom pensar em imprevistos e adversidades que possam acontecer.

Por isso, avalie e registre os riscos que o projeto pode ter e, ainda, planos de ação para caso aconteçam de fato.

5. Revise sempre! 

Como você já deve saber, com a revisão de projetos, o risco de retrabalhos, desperdícios e erros é muito pequeno.

Por isso, sempre que você achar pertinente, revise o seu projeto! Isso trará mais benefícios do que você imagina.

E mesmo se você tiver que consertar algum erro, não tem problema, pois é melhor fazer alterações na construção do que depois de ele estar pronto, certo?

Exemplos de roadmap

Você sabia que existem três tipos de roadmap? E agora, como você vai saber qual roadmap é melhor para o seu objetivo?

É o que você vai conferir agora!

Roadmap estratégico

Sabe o planejamento estratégico que toda empresa deve fazer para alcançar seus objetivos?

É por meio do roadmap estratégico que um planejamento estratégico mais elaborado e definido é feito.

Isso porque, o roadmap é mais detalhado em relação a etapas, atividades e visualmente melhor para os gestores poderem tomar decisões mais assertivas.

Roadmap de produto

Esse tipo de roadmap tem como foco principal o produto que será lançado.

Nesse caso, são coletados feedbacks de usuários para a validação do produto e, também, para conseguir a melhor experiência e sucesso do cliente.

Geralmente é usado no desenvolvimento de softwares.

Roadmap tecnológico

Sabe o planejamento que toda indústria deve ter para poder controlar sua produção, definir estratégias relacionadas com os objetivos de desempenho e alocar seus recursos?

Por meio do roadmap tecnológico é possível organizar tudo isso detalhadamente, alinhando com a atual transformação digital das empresas.

E aí, aprendeu tudo?

Agora que você já sabe o que é o roadmap, como fazê-lo e quais são os seus exemplos, que tal aprofundar seus conhecimentos em gerenciamento de projetos?

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Tatiana Prado

Tatiana Prado

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Gerenciamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.