O que é Teoria das Restrições?
Quais são as 5 etapas de foco da Teoria das Restrições?
O que é Lean Construction?
Qual a relação entre o Lean Construction e a Teoria das Restrições?
Benefícios da Teoria das Restrições para o Lean Construction
Como os 5 passos da Teoria das Restrições são aplicados ao Lean Construction?
Dica de ouro!

Veja como a união da Teoria das Restrições ao Lean Construction pode beneficiar seu projeto!

Veja o que é a Teoria das Restrições e o Lean Construction, o poder que essa união tem de alavancar seu projeto e muito mais!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja como a união da Teoria das Restrições ao Lean Construction pode beneficiar seu projeto!

Muitos projetos de construção sofrem com os mais variados problemas. Falta de mão de obra, de material e atrasos na entrega são apenas alguns deles. Para solucionar essas questões, implementamos a  Teoria das Restrições e Lean Construction combinados. Quer saber mais? Nesse artigo, vamos trabalhar os tópicos:

  • O que é Teoria das Restrições?
  • Quais são as 5 etapas de foco da Teoria das Restrições?
  • O que é Lean Construction?
  • Qual a relação entre o Lean Construction e a Teoria das Restrições?
  • Benefícios da Teoria das Restrições para o Lean Construction;
  • Como os 5 passos da Teoria das Restrições são aplicados ao Lean Construction?

O que é Teoria das Restrições?

A Teoria das Restrições (TOC - Theory of Constraints) é um método utilizado para identificar o fator limitante (restrição) de maior impacto sobre determinado processo.


Nesse sentido, ela consiste em conhecer o maior obstáculo para atingir determinada meta e trabalhar a melhora dessa restrição, até que não seja mais uma limitação.


Essa teoria foi inventada por Eliyahu Goldratt, que a tornou popular com o best-seller “The Goal”, publicado em 1984.


Desde então, a Teoria das Restrições evoluiu e se desenvolveu, se tornando bastante reconhecida entre as melhores práticas de gestão.


Sob esse viés, sua aplicação depende de pré-requisitos de mercado, mas é utilizada no planejamento de produção, controle de qualidade, gerenciamento de projetos, gestão de supply chain, contabilidade, medida de performance.


Além disso, ela também é aplicada em outras áreas fora do espectro comercial, como hospitais, construção, exército e educação.


Assim, a Teoria das Restrições, por natureza, dá enfoque a todas as atividades de melhoria. Elas sempre são voltadas para a resolução da maior restrição no momento.


E você sabe o que é uma restrição? Uma restrição é qualquer coisa que impeça a companhia de alcançar seus objetivos.


Na manufatura, um gargalo é chamado de restrição, por exemplo. Mas elas podem ser de diversos tipos.


Restrições físicas são elementos como equipamentos, espaço ou força de trabalho. As políticas são regras formais ou informais da empresa ou ambiente.


Já as de paradigma estão relacionadas a hábitos arraigados. E, por último, as de mercado ocorrem quando a produção supera as vendas.


Portanto, o principal conceito da Teoria das Restrições é que todo processo tem uma única restrição que afeta todo o rendimento total. Ele só pode ser melhorado quando essa restrição for aprimorada.


Uma consequência que decorre dessa ideia é que gastar tempo com a otimização de problemas que não são restrições não têm grandes impactos na empresa.


A partir desse ponto, vemos como essa perspectiva teórica pode ser útil quando queremos fazer uma análise de causa raiz.


De maneira similar, essa análise estabelece que uma pequena parcela de problemas da empresa são responsáveis pela maior parte das falhas.

Quais são as 5 etapas de foco da Teoria das Restrições?

Podemos usar a Teoria das Restrições para identificar a causa raiz de um problema, por meio de suas ferramentas metodológicas.


Ela fornece uma metodologia específica para identificar e eliminar as restrições, conhecida como as Cinco Etapas de Foco. Elas são:

  1. Identificar a restrição: identificar qual elemento impede a empresa de produzir mais;
  2. Explorar a restrição: Fazer ajustes simples e rápidos utilizando recursos existentes;
  3. Alinhar o processo: Rever as outras atividades do sistema produtivo para que elas se alinhem com o aprimoramento da restrição;
  4. Elevar a performance: Se a restrição ainda existir, mover outros esforços para resolvê-la;
  5. Repetir: A Teoria das Restrições propõe que sempre haverá uma restrição. Se ela for resolvida, irá se transferir para outro local. Portanto, é um processo cíclico.

O que é Lean Construction?

O Lean Construction é a filosofia Lean Manufacturing aplicada ao setor construtivo. Ele consiste em uma maneira de aprimorar o processo de construção para diminuir o tempo, esforço e desperdício de materiais em um empreendimento.


Com isso, garante que um projeto seja concluído no menor tempo e com os custos mais baixos possíveis para a construção.


Isso é feito com a maximização da produtividade e minimização dos custos com a  manutenção, o design e a execução do projeto.

Qual a relação entre o Lean Construction e a Teoria das Restrições?

Em uma obra de construção, podemos ter diversas restrições: falta de força de trabalho, falta de equipamento, impedimentos legais e ambientais ou restrições de mercado.


Por isso, quando associamos a Teoria das Restrições e Lean Construction, seus benefícios na produção podem ser enormes.

E aí, já aplicou o Lean Construction em algum de seus projetos? Não? Então temos uma surpresa para você.

Você deseja aplicar melhorias no ambiente de construção, visando a redução dos custos e a melhoria da qualidade?

Então adote a metodologia Lean para redução de desperdícios! O Lean vem com o foco de transformar o chão de fábrica por meio do aumento de qualidade e produtividade e da redução de desperdícios.

Com o curso Fundamentos de Lean Construction você estará apto a identificar o conceito de agregação de valor e desperdícios no contexto de construções, aplicar os princípios Lean em canteiro de obras, a utilizar o Kaizen para realizar melhorias no processo, a proporcionar melhorias no ambiente de construção civil e muito mais!

Que tal impulsionar sua carreira por meio do Lean Construction e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein?

Clique e saiba mais!

Benefícios da Teoria das Restrições para o Lean Construction

Uma implementação bem-sucedida da Teoria das Restrições e Lean Construction terá os seguintes benefícios:


●     Prazos de entrega reduzidos - utilizando a Teoria das Restrições e Lean Construction, os projetos são entregues muito mais rapidamente, pois o fluxo de produção é aprimorado;


●     Capacidade aprimorada - otimizando as restrições, há menos problemas com o projeto. Assim, fica mais fácil trabalhar em mais de uma obra ao mesmo tempo, aumentando a produtividade com o auxílio da Teoria das restrições e Lean Construction;


●     Melhoria rápida - quando utilizamos a Teoria das Restrições e Lean Construction para concentrar esforços e resolver uma área crítica, resolvemos problemas mais rapidamente. Isso contribui para o andamento rápido da obra;


●     Mais lucro - como os serviços são executados mais rapidamente, há mais tempo para fechar mais projetos;


●     Redução de custos - erros operacionais, como a compra ou utilização de material errado, são reduzidos com a Teoria das Restrições e Lean Construction, gerando economia para a obra;

Como os 5 passos da Teoria das Restrições são aplicados ao Lean Construction? 

Para vermos como a Teoria das Restrições e Lean Construction podem ser aplicados, vamos pensar em um exemplo hipotético.


Imagine que uma construtora tem um problema crítico de entrega de obras dentro do prazo. Utilizando os princípios da Teoria das Restrições e Lean Construction, vamos proceder da seguinte forma:

  1. Identificar quais fatores geram a restrição. Do ponto de vista do Lean Construction, verificar se existem processos que não agregam valor ao projeto sob a ótica do cliente, se há algum problema com falta de estoque ou na logística do canteiro de obras;
  2. Uma vez identificada a restrição, utilizar os recursos existentes para melhorá-la. Deixar de executar serviços desnecessários ou buscar novos fornecedores, por exemplo;
  3. Rever outros processos produtivos das atividades de construção, e verificar se elas estão alinhadas com a satisfação da restrição;
  4. Caso a restrição ainda exista, são considerados um conjunto de outras possibilidades que possam resolvê-la;
  5. Após a resolução, haverá outra restrição que deverá ser resolvida, como o aumento da rentabilidade da obra, escassez de mercado, entre outras. 

Assim, a Teoria das Restrições e Lean Construction se faz importantíssima para a execução e conclusão dos seus projetos.


Você já aplicou esse conjunto em seus negócios? Ainda não?  Então temos uma dica surpreendente no próximo tópico.

Dica de ouro!

Nesse artigo você aprendeu um pouco mais sobre a relação entre Teoria das Restrições e Lean Construction.

Que o Lean Manufacturing é uma metodologia que visa diminuir desperdícios enquanto aumenta qualidade e produtividade, você já sabia. Mas você já parou para pensar como a metodologia Lean atuaria na Construção Civil?

O Lean Funcionou tão bem no chão de fábrica japonês que resolveram trazê-la a um novo nível construção civil: O Lean Constuction! Se ela é, por natureza, uma atividade com desperdícios intrínsecos, por que não aplicar a filosofia Lean?

Com isso, no nosso curso de Lean Construction você aprenderá a aplicação de conceitos gerais da filosofia, como Kaizen, 5S, Heijunka, além de conceitos específicos da área, como Last Planner System e Linha de Balanço. Ou seja, este curso foi pensado para garantir controle de custos e de qualidade constantemente.

Assim, se você deseja ser o agente de transformação em ambientes de construções,não perca tempo e se inscreva agora no nosso curso de Lean Construction!

Lean construction

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Lean Construction

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.