A AIDA foi criada no final do século XIX pelo norte-americano Elmo Lewis. O tempo passou, surgiram novas tecnologias, veio o Marketing Digital e a AIDA não perdeu a sua relevância no mundo dos negócios.

No entanto, é interessante notar o quanto essas quatro letrinhas são úteis para o empreendedor que quer chamar a atenção do seu público-alvo. 

Graças à AIDA é possível fisgar os clientes e não por acaso ela é parte importante para o funil de vendas e também para a elaboração de qualquer estratégia de Marketing.

Por isso, neste artigo, falaremos sobre o que é a AIDA seguindo os tópicos:

  • O que é AIDA e para que serve?

  • Quais as vantagens ao aplicar a AIDA?

  • Etapas AIDA;

  • E então, será que a AIDA é uma boa opção para os seus negócios?

 

O que é AIDA e para que serve? 

 

A AIDA é a sigla que explica um modelo composto por quatro estágios. Essas etapas constituem o Funil de Vendas. São elas a Atenção, o Interesse, o Desejo e a Ação.

Com mais de 100 anos de idade, a AIDA continua firme e forte, sendo uma das vendedoras mais eficientes do planeta. As técnicas de persuasão e atração que ela proporciona são ideais para conseguir a atenção do público.

Esse modelo serve como um guia para o empreendedor ter um passo a passo sobre como o cliente deve ser conduzido no processo de venda e em sua jornada de compra. 

Sendo assim, o modelo mostra desde o instante em que consumidor se deparou com o produto (prestou Atenção) até o momento em que ele parte para a ação de compra ou alguma outra atividade capaz de proporcionar engajamento.

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Hoje sabemos que nem sempre esse processo de compra é linear, ainda mais levando em conta as características do mundo moderno, que era distinto da época em que o modelo AIDA foi desenvolvido. 

Contudo, esse modelo ainda se mostra eficiente e relevante, mostrando que pode ser um ótimo aliado quando é inserido nas estratégias de Marketing Digital.

 

Quais vantagens ao aplicar a AIDA?

 

Os benefícios que o modelo AIDA traz para uma empresa são vários, mas o principal deles é facilitar que o empreendedor ordene o processo de  vendas.

Outra vantagem dessa metodologia é a sua versatilidade, pois ela se encaixa perfeitamente com as principais estratégias atuais, tais como a utilização de landing page e de e-mail marketing.

 

Etapas AIDA

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Fonte: freepik.com

 

Para saber mais sobre a AIDA, é importante estar a par dos detalhes de cada uma das etapas que ela oferece. Vamos ver com mais detalhes a seguir cada uma delas?

 

Atenção

É o momento em que você tem que dizer para a sua persona “olha, eu estou aqui e tenho algo que vai solucionar os seus problemas”. 

Não é por acaso que a Atenção é a primeira etapa do processo, pois ela determina o contato inicial entre o consumidor e o produto. Para elaborar essa fase de maneira eficiente você deve optar pelos canais adequados.

Hoje em dia, depois que a internet entrou no jogo, muito se fala na utilização de multicanais em estratégias de venda. Desse modo, é possível aliar a mídia offline e a online para atrair a atenção do público.

Porém, não custa lembrar que a escolha dos canais deve ser feita mediante um bom planejamento, pois apenas assim será possível fisgar a sua persona de maneira eficiente.

A utilização do e-mail marketing pode ser um exemplo de estratégia adequada para essa fase, pois assim você tem a possibilidade de segmentação, atraindo um público que realmente almeja conhecer o seu produto.

 

Interesse

Você conseguiu chamar a atenção da sua persona, pois então chegou a hora de mantê-la interessada. Não pense que é fácil manter o público com os ouvidos e olhos atentos para o que você tem a dizer. 

Entretanto, é aí que entra em cena algo que há muito tempo os principais empreendedores dizem que é o “rei” na internet. Sim, estou falando do conteúdo de qualidade.

Nesse estágio, para manter o seu público atento, vale criar conteúdo em blogs, vídeos e também não esquecer das redes sociais. Lembre-se que é praticamente impossível encontrar alguém hoje em dia que não faça parte do Facebook ou Instagram.

Além do mais, para transformar a atenção em interesse, o seu conteúdo deve informar e educar. 

Imagine, por exemplo, que o seu negócio venda soluções em eletrodomésticos. Nesse caso, uma postagem em um blog mencionando as qualidades de uma smart TV pode manter o interesse do visitante.

Os vídeos, inclusive, também demonstram ser uma excelente ferramenta para manter o cliente interessado, ainda mais se levarmos em conta o fato de que eles podem ser acessados de qualquer lugar.

A prova disso é a popularidade dos dispositivos móveis, tais como os smartphones, que permitem esse acesso rápido ao conteúdo em vídeo.

Dependendo do perfil do seu negócio, a elaboração de e-books, audiobooks e outros infoprodutos também pode aparecer como uma boa alternativa. 

 

Desejo

Depois de conseguir a atenção e manter o público interessado, o próximo passo no modelo AIDA é fazer a persona desejar o que você tem para oferecer. Ela já conhece o seu produto ou serviço, mas não necessariamente ainda o deseja.

Portanto, para tornar o conteúdo interessante a ponto de fazer o público desejá-lo, é pertinente utilizar recursos como promoções e brindes, por exemplo.

Além disso, se o consumidor chegou até essa fase da jornada, a adoção de gatilhos mentais funciona como um empurrãozinho para transformar o desejo em ação.

Frases como “você precisa conhecer” e “aproveite as vantagens” são apenas alguns exemplos desses gatilhos.

 

Ação

A ação depende dos objetivos do seu negócio, mas ela não se limita apenas ao ato de comprar um produto ou serviço. Em alguns casos, a ação pode ser a persona efetuar o cadastro para receber um e-mail marketing ou a participação em um seminário, por exemplo.

Vale mencionar ainda que hoje em dia muito se fala no que acontece após a ação. Por isso a questão do pós-venda, do remarketing e do retargeting estão cada vez mais em voga no atual contexto do marketing digital.

Além disso, a AIDA pode ser relevante e atuante também em estratégias para o comércio online.

Independente de qual seja o seu objetivo, é na etapa de ação do modelo AIDA que você consegue um engajamento mais completo do seu público de consumidores.

   

E então, será que a AIDA é uma boa opção para os seus negócios?

 

O modelo AIDA ainda tem muito a contribuir para atrair e engajar os clientes. Ele traz os estágios previamente estabelecidos que auxiliam melhor na interação entre empresa e público.

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