Para quem a estratégia de team building é mais indicada?
O que ele é team building e o que ele pode fazer pelas pessoas?
Principais razões para aplicar o team building
A dinâmica da urna/porta-canetas acrílica
Como elaborar outros tipos de questionários?
Eventos mais elaborados de team building
Preparado para desenvolver o seu time?

Team Building: descubra o que é e como implementá-lo em sua empresa!

Entenda o que é e como desenvolver as atividades relacionadas a Team Building e melhore o entrosamento e trabalho em equipe de seus colaboradores.

Guia de Investimento
Por: Guia de Investimento
Team Building: descubra o que é e como implementá-lo em sua empresa!

Atualmente, nenhum gestor ou líder pode ignorar a importância da autoestima, do entrosamento e do desenvolvimento comportamental dos colaboradores de uma equipe. Este é o foco do team building ou squads teams, uma técnica que tem revolucionado essa demanda corporativa.

De fato, nós vivemos a época da interconectividade, das culturas corporativas, do capital humano e até do capital intangível. Em tempos assim, a formação técnica e os antigos treinamentos nichados já não são o suficiente.

O esforço atual é o de garantir o melhor desempenho possível para cada equipe. Naturalmente, os grupos são compostos de indivíduos e portanto eles têm se tornado o foco da atual gestão de talentos do mercado.

Porém, não o indivíduo fechado em si mesmo, mas justamente enquanto parte integrante de um esforço maior, cujo empenho tem a ver com a missão, a visão e os valores da empresa.

Para quem a estratégia de team building é mais indicada?

O team building não tem contraindicações. Ele pode ser implantado em vários casos ou cenários, tais como:

  • Uma equipe recém-montada que está começando do zero;
  • Uma equipe recente mas já com problemas;
  • Uma equipe antiga que carrega muitas falhas;
  • Uma equipe que passou por reorganização;
  • Uma equipe que perdeu seu líder principal.

Neste post entenderemos mais a fundo como o team building pode ajudar em qualquer uma dessas fases.

O ponto indiscutível é que já não basta as empresas pensarem apenas no mínimo, isto é, nos direitos trabalhistas, na assessoria em segurança do trabalho e nos benefícios.

Embora, os aspectos básicos sejam essenciais, é preciso pensar no time da maneira mais ambiciosa possível.

Confira o KIT de gerenciamento de projetos , um tema que vem crescendo a cada dia e o domínio dessa arte vem se tornando cada vez mais necessário no mercado de trabalho.

Sendo assim, se você é gestor, engenheiro, gerente ou qualquer profissional que seja responsável pelo planejamento, execução ou controle de uma série de atividades que se relacionam precisa de ferramentas e métodos para gerenciar projetos com eficiência para alcançar o objetivo planejado.

Está esperando o que? Se torne um profissional completo agora e baixando nosso KTI de Gerenciamento de Projetos.

Gerenciamento de Projetos

O que ele é team building e o que ele pode fazer pelas pessoas?

Uma tradução direta para team building é "construção de equipes", embora o conceito vá muito além e, como dito acima, foque em cada indivíduo, a fim de atingir resultados gerais em toda a equipe.

Seu conceito inclui a aplicação de várias atividades em grupo, com objetivo de gerar experiências de interatividade e até de caráter lúdico. O intuito é fortalecer os laços entre os membros e com outros setores/equipes da empresa.

Algumas dessas atividades, das quais falaremos mais adiante, podem ocorrer fora da empresa, em ambientes abertos e propícios a fazer com que as pessoas sejam mais espontâneas. Mas isso não é uma regra.

A verdade é que não é preciso aprofundar muito para perceber como esse tipo de recurso, geralmente praticado pelo RH (Recursos Humanos) da empresa, é de extrema importância e como tem o potencial de dar bons frutos.

Você pode estar pensando que algumas equipes não precisam disso, como as que trabalham com promoção de eventos, casting de moda, ou uma empresa de stands e exposições, já que nesse contexto todo mundo tende a ser agradável e simpático o tempo todo.

Mas não é bem assim. O team building vai muito além de simplesmente melhorar a parte externa da empresa, ele busca o aprofundamento pessoal e coletivo de todos envolvidos.

Inclusive, por colocar as pessoas em posições colaborativas, ele tem o poder de contribuir para:

Os impactos disso na produtividade e na condução das missões da empresa são igualmente positivos.

Sua filosofia é a de implantar em uma equipe a lógica relacional de um time esportivo, de um grupo de escoteiros ou mesmo de um batalhão do exército.

O interessante é que isso vale para uma indústria ou fábrica de embalagens plásticas, tanto quanto vale para um escritório de advocacia, contabilidade ou marketing, no qual as pessoas passam muitas horas do dia.

Principais razões para aplicar o team building

O sonho de qualquer líder ou gestor é ver o funcionário agindo como se fosse o próprio dono da empresa. Certamente, isso mudaria totalmente a postura geral dos demais colaboradores, bem como a rotina de trabalho e a própria história da empresa.

Obviamente, os problemas sempre aparecerão no dia a dia de uma corporação. Aliás, abrir uma empresa, propor uma missão clara e suas respectivas metas é "saber" que dificuldades e barreiras irão surgir.

Sempre será assim. Porém, ninguém chega longe sem a devida colaboração, e se esta vier por meio de pessimismo, má vontade, falta de entrosamento e inimizades, a equipe inteira arcará negativamente, e por consequência a empresa e sua missão no mercado.

Assim, a maior razão para investir no team building salta aos olhos: a concorrência. De fato, como essa técnica tem se popularizado, isso quer dizer que cada vez mais as empresas irão recorrer a ela, e que a sua concorrente remota ou direta terá equipes/desempenho cada vez melhores.

Ainda existem várias outras razões para aplicar a técnica do team building, tais como:

  • O entrosamento geral da equipe;
  • O alinhamento entre os líderes e os demais;
  • O melhor cumprimento das metas;
  • A sustentabilidade de médio e longo prazo;
  • Um melhor desenho de planos de carreira.

A dinâmica da urna/porta-canetas acrílica

Porta-canetas acrílica


Conforme citado no início do post: qualquer empresa pode praticar ações de team building. De fato, há alguns eventos mais elaborados, como ainda veremos.

Porém, algumas atividades são bem simples, não custam mais que umas folhas de papel e uns poucos minutos de atenção.

A mais conhecida delas diz respeito a um questionário bem simples, em que cada membro da equipe deve preencher duas colunas de informações: uma sobre verdades a respeito de si mesmo, outra sobre mentiras.

Em seguida, as fichas são sorteadas em uma urna plástica, em um porta caneta de acrílico ou qualquer outro recipiente semelhante. O importante é que elas serão lidas em voz alta.

O desafio é descobrir a quem corresponde cada questionário respondido. Essa dinâmica ajuda as pessoas a conhecerem melhor seus colegas, bem como faz com que estes saibam o que os outros pensam sobre ele.

Como elaborar outros tipos de questionários?

Outro exercício semelhante, e que traz resultados igualmente dinâmicos e lúdicos, é o de fazer questionários ligados à rotina de trabalho. Mas não no sentido de metas, reuniões e afazeres rotineiros.

O ponto aqui é levantar o quanto cada um conhece fisicamente e colaborativamente o seu próprio ambiente de trabalho.

As perguntas mais comuns são:

  • Quantas cadeiras há na copa?
  • Qual a marca da televisão da sala de reunião?
  • Qual a cor do portão automático do estacionamento?
  • Qual a cor da parede principal da recepção?
  • Quantos membros compõem a equipe do setor X e Y?

Talvez eles percebam que têm boa memória e atenção aguçada. Mas talvez fiquem encabulados de notar que ignoram alguns aspectos do ambiente e até das pessoas com quem convivem diariamente.

Possivelmente, haverá os que se surpreenderão de ver que não sabem nem mesmo o que está escrito no painel gráfico da entrada, ou no capacho com logo da empresa, talvez no próprio mural de avisos.

Eventos mais elaborados de team building

As ações de team building podem envolver uma infinidade de atividades lúdicas como as mencionadas acima, com as mais variadas intenções. Em paralelo existem também os eventos.

Como vimos no tópico anterior, em uma equipe dispersa, o colaborador pode chegar ao ponto de ignorar uma mensagem importante afixada no painel informativo da empresa.

Não é difícil imaginar qual o desencadeamento estrutural de "pequenos descuidos" em termos de produtividade e de alinhamento com a missão e os valores da empresa.

Como seria investir em uma cultura corporativa de primeira linha em um ambiente disperso?

Aí é que entra o papel dos eventos de team building, os quais costumam envolver:

  • Camping;
  • Aventuras na mata;
  • Canoagem;
  • Travessia de lago;
  • Tirolesa;
  • Arvorismo, etc.

O foco nesses casos é bem simples: foco, mindfulness e principalmente, trabalho em equipe!

Em países de primeiro mundo, tais eventos já se popularizaram entre todos os segmentos existentes. Chegando a ir desde setores primários, como indústrias pesadas, fábrica de moldes ou termoplásticos e afins, até setores terciários e escritórios.

Além disso, esses eventos costumam incluir todos os setores e departamentos da empresa: da recepção e manufatura aos diretores.

Afinal, a principal verdade que o team building nos fez ver é bem simples de compreender: nenhuma empresa pode chegar a atingir suas metas e sua missão no mercado se não puder contar com cada um dos seus colaboradores.

Preparado para desenvolver o seu time?

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos


Ah, não esqueça de contar pra gente como foi a sua experiência com esse artigo e se surgir alguma dúvida estamos aqui para te ajudar!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Guia de Investimento

Guia de Investimento

Guia de Investimento é um blog que oferece diversas dicas para melhorar o desenvolvimento dos negócios, independente do setor. Você pode acompanhar diariamente conteúdos relevantes para melhor andamento dos seus negócios, processos burocráticos e ainda para esclarecimento de dúvidas em relação à alguns procedimentos.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Gestao Agil De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.