O surgimento do Scrum
Visão geral do Scrum
Comece sua capacitação agora!

Conheça a história da origem do Scrum e a sua relação com o Rugby!

O Scrum que conhecemos teve sua primeira aparição em um artigo publicado pela The Harvard Business Review para auxiliar no desenvolvimento de softwares. Descubra o que originou o termo.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Conheça a história da origem do Scrum e a sua relação com o Rugby!

Diante das características do mundo VUCA, surgiu a necessidade de metodologias ágeis para projetos e, resultante disso, foram criadas inúmeros métodos desse caráter. Neste artigo, vamos falar sobre como, onde e quando ocorreu o surgimento do Scrum.

Scrum é uma metodologia ágil, com uma abordagem baseado em um fluxo de trabalho iterativo e incrementalpara realização de entregas de forma cada vez mais ágil.

Para tal desenvolvimento, é preciso seguir as suas boas práticas e os seus valores. Confira os tópicos a serem tratados abaixo sobre o surgimento do Scrum e ainda uma breve introdução sobre esse método.

  • O surgimento do Scrum;
  • Visão geral do Scrum.

Vamos lá?

O surgimento do Scrum

O Scrum foi inserido pela primeira vez em um artigo publicado pela The Harvard Business Review,, em 1986. A obra foi realizada por Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka, nomeado de "The New New Product Development Game", que traduzido para o português significa "O Novo Jogo de Desenvolvimento de Novos Produtos".

Essa metáfora de "novo jogo" utilizada pelos autores, foi com o intuito de descrever uma abordagem de desenvolvimento e de gerenciamento de projetos ou de produtos. Além disso, os autores utilizaram a estratégia baseado no jogo de Rugby.

Esse jogo possui uma estratégia que é chamada de Scrum, no qual é o reinício de uma jogada no Rugby. Essa mesma estratégia possui 8 jogadores e desses jogadores, 3 estão na linha de formação.

Foi com essa analogia de Rugby, que possui uma corrida de revezamento com o bastão andando em linha reta, que os autores do livro intitularam a abordagem de gestão de metodologia scrum.

Além dessa relação, utilizaram também uma abordagem simplificada do Sistema de Planejamento do Programa Faseado, da NASA. Este documento possui todas as diretrizes das ações espaciais na empresa.

Ou seja, em sua primeira aparição, o surgimento do Scrum utilizou duas abordagens para exemplificá-lo, mas a sua origem está além disso. Em 1995, Ken Schwaber e Jeff Sutherland publicaram o livro "Scrum Development Process".

Nesse livro, possui todos os fundamentos da abordagem do Scrum. Nele possui uma definição dessa metodologia, sendo ela:

"Scrum é o processo de desenvolvimento de sistemas como um conjunto flexível de atividades que combina ferramentas e técnicas conhecidas e viáveis com o melhor que uma equipe de desenvolvimento pode desenvolver para construir sistemas."

Agora que já sabemos como foi se deu o surgimento do Scrum, chegou a hora de termos uma visão geral do resultado final de todos esses estudiosos que originaram esse framework.

Mas antes, temos um presente para você!

Comece a sua capacitação gratuitamente!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Visão geral do Scrum

Agora que já vimos sobre o surgimento do Scrum, chegou a hora de entendermos um pouco sobre a finalidade da sua criação. A primeira obra que aborda essa metodologia, como citado no tópico acima, utilizou o scrum para o desenvolvimento de software.

Desde o seu surgimento, a aplicação desse método ágil ocorreu de maneira diversificada, em que cada usuário pode aplicá-lo e modificá-lo da maneira que for melhor para o desenvolvimento dos seus projetos.

A sua relação com a agilidade torna essa metodologia adaptável, essa característica ocorre por meio das iterações. É por meio dessa qualidade que ocorre a construção do produto e por meio de sprints.

A Sprint é o coração do Scrum, é composta por ciclos que contêm diversos eventos inseridos para que seja desenvolvido o produto, resultando em incrementos e a cada sprint é realizado melhorias no incremento.

Cada incremento é definido por meio de uma lista nomeada como product backlog. Nele contém todos os passos , que devem ser realizados para a confecção do produto final.

Existem quatro eventos principais dentro da sprint, sendo um desses chamado de Daily Scrum. Esse evento acontece diariamente a fim de alinhar o grupo com os acontecimentos a serem realizados no dia, normalmente acontece em torno de 15 minutos.

Antes disso, é importante ressaltar que, assim como no jogo de Rugby, a equipe do Scrum é composta de 3 a 8 pessoas, sendo chamada de Scrum Team . Essa equipe é dividida em 3 papéis:

Para o processo de desenvolvimento de um projeto com o uso do Scrum, a equipe precisa estar alinhada aos mesmos objetivos e deve possuir características como multifuncionais e auto-organizadas.

Comece sua capacitação agora!

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Com isso, a Voitto disponibiliza para você o Workshop Scrum para Gestão Ágil de Projetos, confira clicando no banner:

[Vídeo] Workshop SCRUM para Gestão ágil de projetos

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Scrum Para Gestão áGil De Projetos Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.