Diante das características do mundo VUCA, surgiu a necessidade de metodologias ágeis para projetos e, resultante disso, foram criadas inúmeros métodos desse caráter. Nesse artigo, vamos falar sobre como, onde e quando ocorreu o surgimento do Scrum.

Scrum é uma metodologia ágil, com uma abordagem baseado em um fluxo de trabalho iterativo e incremental para realização de entregas de forma cada vez mais ágil.

Para tal desenvolvimento, é preciso seguir as suas boas práticas e os seus valores. Confira os tópicos a serem tratados abaixo sobre o surgimento do Scrum e ainda uma breve introdução sobre esse método.

  • O surgimento do Scrum;

  • Visão geral do Scrum.

Vamos lá?

 

O surgimento do Scrum

 

O Scrum foi inserido pela primeira vez em um artigo publicado pela The Harvard Business Review, em 1986. A obra foi realizada por Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka, nomeado de “The New New Product Development Game”, que traduzido para o português significa “O Novo Jogo de Desenvolvimento de Novos Produtos”.

Essa metáfora de “novo jogo” utilizada pelos autores, foi com o intuito de descrever uma abordagem de desenvolvimento e de gerenciamento de projetos ou de produtos. Além disso, os autores utilizaram a estratégia baseado no jogo de Rugby.

Esse jogo possui uma estratégia que é chamada de Scrum, no qual é o reinício de uma jogada no Rugby. Essa mesma estratégia possui 8 jogadores e desses jogadores, 3 estão na linha de formação.

Foi com essa analogia de Rugby, que possui uma corrida de revezamento com o bastão andando em linha reta, que os autores do livro intitularam a abordagem de gestão de metodologia scrum.

Além dessa relação, utilizaram também uma abordagem simplificada do Sistema de Planejamento do Programa Faseado, da NASA. Este documento possui todas as diretrizes das ações espaciais na empresa.

Ou seja, em sua primeira aparição, o surgimento do Scrum utilizou duas abordagens para exemplificá-lo, mas a sua origem está além disso. Em 1995, Ken Schwaber e Jeff Sutherland publicaram o livro “Scrum Development Process”.

Nesse livro, possui todos os fundamentos da abordagem do Scrum. Nele possui uma definição dessa metodologia, sendo ela:  

“Scrum é o processo de desenvolvimento de sistemas como um conjunto flexível de atividades que combina ferramentas e técnicas conhecidas e viáveis com o melhor que uma equipe de desenvolvimento pode desenvolver para construir sistemas.”

Agora que já sabemos como foi se deu o surgimento do Scrum, chegou a hora de termos uma visão geral do resultado final de todos esses estudiosos que originaram esse framework.

Mas antes eu preciso te oferecer essa capacitação. Para você que se interessou pelo Scrum, querendo saber mais sobre essa metodologia e quer aplicar ela na sua rotina, esse curso é ideal para você!

O Curso de Introdução ao Agile Scrum é um treinamento introdutório para te apresentar os princípios, os conceitos, os eventos e os artefatos dessa metodologia. Clique no botão e comece agora a sua capacitação!

Curso de Introdução ao Agile Scrum

 

Visão geral do Scrum

 

Agora que já vimos sobre o surgimento do Scrum, chegou a hora de entendermos um pouco sobre a finalidade da sua criação. A primeira obra que abordou essa metodologia, como citado no tópico acima, utilizou o scrum para o desenvolvimento de software.

Desde o seu surgimento, a aplicação desse método ágil ocorreu de maneira diversificada, em que cada usuário pode aplicá-lo e modificá-lo da maneira que for melhor para o desenvolvimento dos seus projetos.

A sua relação com a agilidade torna essa metodologia adaptável, essa característica ocorrer por meio das iterações. É por meio dessa qualidade que ocorre a construção do produto e por meio de sprints.

A Sprint é o coração do Scrum, é composta por ciclos que contêm diversos eventos inseridos para que seja desenvolvido o produto, resultando em incrementos e a cada sprint é realizado melhorias no incremento.

Cada incremento é definido por meio de uma lista nomeada como product backlog. Nele contêm todos os passos, que devem ser realizados para a confecção do produto final. 

Existem quatro eventos principais dentro da sprint, sendo um desses chamada de Daily Scrum. Esse evento acontece diariamente a fim de alinhar o grupo com os acontecimentos a serem realizados no dia, normalmente acontece em torno de 15 minutos.

Antes disso, é importante ressaltar que, assim como no jogo de Rugby, a equipe do Scrum é composta de 3 a 8 pessoas, sendo chamada de team Scrum. Essa equipe é dividida em 3 papéis: 

Para o processo de desenvolvimento de um projeto com o uso do Scrum, a equipe precisa estar alinhada aos mesmos objetivos e deve possuir característica como multifuncionais e auto-organizadas.

 

Comece sua capacitação agora

 

O Scrum Master é o líder do time ágil, que tem o papel de garantir a prática das metodologias ágeis no projetos. Além disso, esse personagem possui toda a capacitação para criar uma corrente facilitadora para resolução de problemas.

Nesse artigo, falamos sobre o surgimento do scrum, esse personagem é essencial para você quer aplicar os métodos ágeis no seu négocio. Que tal começar agora sua formação?

Com o Curso de Formação de Scrum Master EXIN, você será capaz de fomentar o mindset ágil na sua equipe e compreender a melhor forma de planejar, de estimar e de monitorar agregando valor aos seus projetos.

E ainda terá a oportunidade de se preparar para a certificação EXIN, com os simulados oficiais. Clique no botão e comece o seu curso!

Curso de Formação em Scrum Master EXIN