Diante de tantas mudanças, a implementação de novas práticas dentro de uma organização não é fácil, ainda mais com a transformação digital entrando sem bater na porta, não é mesmo? Por isso, foi criado o manifesto da liderança ágil.

O seu intuito é estimular as organizações a entrarem no universo ágil com mais facilidade por meio de uma transformação ágil. O papel do líder no mundo VUCA é essencial para a formação de times de alta performance.

Nesse artigo, vamos falar sobre quando e por qual motivo foi criado o manifesto da liderança ágil. Confira abaixo os tópicos que vamos abordar:

  • O que é o manifesto da liderança ágil?

  • O manifesto ágil e o manifesto da liderança ágil;

  • Valores do manifesto da liderança ágil.

 

O que é o manifesto da liderança ágil?

 

O Manifesto da Liderança Ágil é um documento que foi cocriado por 32 participantes, chamados de signatários iniciais, e outorgado por 12 líderes. O seu objetivo é elaborar uma mudança de cultura organizacional e criar um ambiente cada vez mais ágil nas organizações.

Com esse intuito, a sua criação aconteceu em 15 de fevereiro de 2020 e, em um evento da Jornada Colaborativa, no dia 30 de maio de 2020, lançaram o documento para o público.

Uma das razões para a origem do manifesto da liderança ágil surgiu da observação de empresas que trabalham com as metodologias ágeis. Mas, diante disso constatou-se que a aplicação do ágil não se acontecia de forma realista.

Isso porque, para uma organização passar pela transformação ágil, é necessário que isso aconteça de forma crescente. Para isso, é preciso ter uma liderança que garanta que aconteça essa transformação.

Como estamos falando de métodos ágeis, o Scrum é um framework com os seus valores baseado no manifesto ágil. Esse ocorrido consiste em uma declaração onde apresenta todos as boas práticas para a execução de projetos.

Com o Scrum, é possível gerenciar projetos de forma simples, iterativa e incremental, além de ser possível aplicar desde os projetos simples até os mais complexos.

Quer aprender como aplicar essa metodologia? O Curso de Introdução ao Agile Scrum é a primeira capacitação para você que quer conhecer esse modelo de gestão de projetos e começar a desenvolver o seu mindset ágil.

Curso de Introdução ao Agile Scrum

 

O Manifesto ágil e o Manifesto da liderança ágil

 

O manifesto ágil é um documento que engloba as boas práticas para projetos relacionados ao desenvolvimento de software de maneira ágeis. Essa declaração apresenta quatro valores e 12 fundamentos com a finalidade de garantir o sucesso dos seus projetos.

Como já falamos, o manifesto da liderança ágil é um documento que auxilia as empresas a se tornarem organizações ágeis implementando as metodologias ágeis.

Mais que isso, o manifesto da liderança ágil ressalta a importância de um líder ágil presente. Isso porque, são os líderes ágeis que darão o apoio para que as empresas prevaleçam uma organização ágil.

Por isso que queremos relacionar o manifesto ágil com o manifesto da liderança ágil. Para que uma organização seja ágil, é preciso que o seu líder compreenda quais são os valores do dois manifestos, garantindo que seja realmente seja aplicado o ágil nela.

As organizações precisam compreender que são os líderes que estimulam e facilitam a inserção do novo modelo de negócio e tornam os times mais inovadores, mais criativos e mais dinâmicos.

 

Valores do Manifesto da liderança ágil

 

Para auxiliar os líderes ágeis na prática do exercício de uma organização ágil, os cocriadores e os líderes do manifesto da liderança ágil, elaboraram 10 valores fundamentais para a tomada de decisões. Sendo assim, são eles:

  1. Visão do todo mais que uma visão por partes;
  2. Facilitação mais que imposição;
  3. Competências emocionais mais que somente competências técnicas;
  4. Orientação por propósito mais que orientação por demanda;
  5. Inovação e Flexibilidade mais que rigidez;
  6. Relações humanizadas com diversidade e inclusão mais que gestão de recursos;
  7. Autonomia, orientação e desenvolvimento de pessoas mais que controle e comando;
  8. Comunicação clara e escuta ativa mais que comunicação padronizada;
  9. Autodesenvolvimento contínuo mais que zona de conforto; e
  10. Celebração mais que obrigação.

 

Conheça o líder Scrum Master

 

Quando falamos de líder e de metodologia ágil, em especial do Scrum, referenciamos ao Scrum Master. Esse profissional é o líder responsável por garantir a aplicação das práticas ágeis.

Combinar as práticas desse profissional com os valores do manifesto da liderança ágil pode garantir que seus projetos estejam sendo aplicado em um ambiente ágil. Mas para ser um líder da metodologia Scrum, é necessário uma certificação.

Você que deseja liderar projetos ágeis, o Curso de Formação em Scrum Master é ideal para você. E, após essa formação, você estará capacitado para a realização da certificação EXIN.

Não vai perder essa né? Clique no botão abaixo e comece agora!

Curso de Formação de Scrum Master EXIN