O que é o manifesto da liderança ágil?
Quer aprender como aplicar essa metodologia?
Qual a relação entre o Manifesto ágil e o Manifesto da liderança ágil?
Quais são os valores do Manifesto da liderança ágil
Conheça o líder Scrum Master

Entenda quais são os valores de um líder através do manifesto da liderança ágil

O manifesto da liderança ágil, assim como o manifesto ágil, foi criado para apresentar 10 valores essenciais para ser um líder ágil.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Entenda quais são os valores de um líder através do manifesto da liderança ágil

Diante de tantas mudanças, a implementação de novas práticas dentro de uma organização não é fácil, ainda mais com a transformação digital entrando sem bater na porta, não é mesmo? Por isso, foi criado o manifesto da liderança ágil.

O seu intuito é estimular as organizações a entrarem no universo ágil com mais facilidade por meio de uma transformação ágil. O papel do líder no mundo VUCA é essencial para a formação de times de alta performance.

Nesse artigo, vamos falar sobre quando e por qual motivo foi criado o manifesto da liderança ágil. Confira abaixo os tópicos que vamos abordar:

  • O que é o manifesto da liderança ágil?
  • O manifesto ágil e o manifesto da liderança ágil
  • Valores do manifesto da liderança ágil.

O que é o manifesto da liderança ágil?

O Manifesto da Liderança Ágil é um documento que foi cocriado por 32 participantes, chamados de signatários iniciais, e outorgado por 12 líderes. O seu objetivo é elaborar uma mudança de cultura organizacional e criar um ambiente cada vez mais ágil nas organizações.

Com esse intuito, a sua criação aconteceu em 15 de fevereiro de 2020 e, em um evento da Jornada Colaborativa, no dia 30 de maio de 2020, lançaram o documento para o público.

Uma das razões para a origem do manifesto da liderança ágil surgiu da observação de empresas que trabalham com as metodologias ágeis. Mas, diante disso constatou-se que a aplicação do ágil não acontecia de forma realista.

Isso porque, para uma organização passar pela transformação ágil, é necessário que isso aconteça de forma crescente. Para isso, é preciso ter uma liderança que garanta que aconteça essa transformação.

Como estamos falando de métodos ágeis, o Scrum é um framework com os seus valores baseado no manifesto ágil. Esse ocorrido consiste em uma declaração onde apresenta todas as boas práticas para a execução de projetos.

Com o Scrum, é possível gerenciar projetos de forma simples, iterativa e incremental, além de ser possível aplicar desde os projetos simples até os mais complexos.

Quer aprender como aplicar essa metodologia?

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Qual a relação entre o Manifesto ágil e o Manifesto da liderança ágil?

O manifesto ágil é um documento que engloba as boas práticas para projetos relacionados ao desenvolvimento de software de maneira ágil. Essa declaração apresenta quatro valores e 12 fundamentos com a finalidade de garantir o sucesso dos seus projetos.

Como já falamos, o manifesto da liderança ágil é um documento que auxilia as empresas a se tornarem organizações ágeis implementando as metodologias ágeis.

Mais que isso, o manifesto da liderança ágil ressalta a importância de um líder ágil presente. Isso porque, são os líderes ágeis que darão o apoio para que as empresas prevaleçam uma organização ágil.

Por isso queremos relacionar o manifesto ágil com o manifesto da liderança ágil. Para que uma organização seja ágil, é preciso que o seu líder compreenda quais são os valores dos dois manifestos, garantindo que realmente seja aplicado o ágil nela.

As organizações precisam compreender que são os líderes que estimulam e facilitam a inserção do novo modelo de negócio e tornam os times mais inovadores, mais criativos e mais dinâmicos.

Quais são os valores do Manifesto da liderança ágil

Para auxiliar os líderes ágeis na prática do exercício de uma organização ágil, os cocriadores e os líderes do manifesto da liderança ágil, elaboraram 10 valores fundamentais para a tomada de decisões. Sendo assim, são eles:

  1. Visão do todo mais que uma visão por partes
  2. Facilitação mais que imposição
  3. Competências emocionais mais que somente competências técnicas
  4. Orientação por propósito mais que orientação por demanda
  5. Inovação e Flexibilidade mais que rigidez
  6. mais que gestão de recursos
  7. Autonomia, orientação e desenvolvimento de pessoas mais que controle e comando
  8. Comunicação clara e escuta ativa mais que comunicação padronizada
  9. Autodesenvolvimento contínuo mais que zona de conforto e
  10. Celebração mais que obrigação.

Conheça o líder Scrum Master

Quando falamos de líder e de metodologia ágil, em especial do Scrum, referenciamos ao Scrum Master. Esse profissional é o líder responsável por garantir a aplicação das práticas ágeis.

Combinar as práticas desse profissional com os valores do manifesto da liderança ágil pode garantir que seus projetos estejam sendo aplicados em um ambiente ágil. Mas para ser um líder da metodologia Scrum, é necessário uma certificação.

Você que deseja liderar projetos ágeis, o Curso de Formação em Scrum Master é ideal para você. E, após essa formação, você estará capacitado para a realização da certificação EXIN.

Não vai perder essa né? Clique no botão abaixo e comece agora!

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.