O que é WMS?
Como funciona um software WMS?
Os benefícios do WMS para as empresas
Exemplos de sistemas WMS
Sempre é hora de aprender!

Saiba o que é um software WMS, como ele funciona e seus benefícios

Veja como o WMS auxilia as empresas em seus processos logísticos e confira alguns exemplos dos programas mais utilizados.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que é um software WMS, como ele funciona e seus benefícios

Com redes produtivas cada vez mais complexas, as empresas desenvolvem ferramentas para auxiliar no monitoramento dos diversos processos de troca. Uma delas é o WMS, sobre o qual falaremos neste artigo.

Ele é muito utilizado em vários setores do mercado, tanto no gerenciamento de matérias-primas das fábricas, quanto na gestão de estoque do varejo (principalmente os e-commerces, que normalmente contam com menos funcionários).

Portanto, para que você saber mais sobre o tema, preparamos os seguintes tópicos:

  • O que é WMS?
  • Como funciona um software WMS?
  • Os benefícios do WMS para as empresas;
  • Exemplos de sistemas WMS.

Pronta(o) para entender mais do tema? Pegue um café e vamos lá!

O que é WMS?

O WMS, acrônimo para Warehouse Management System (“Sistema de Gerenciamento de Estoque”, em português), é um tipo de software utilizado na gestão de rotina de estoques, armazéns ou centros de distribuição.

Ele controla e automatiza todos as operações logísticas, que ocorrem nesses ambientes, desde a chegada de um item até sua retirada. A ideia é que trabalhos manuais sejam eliminados e riscos sejam reduzidos. Assim, ele otimiza o fluxo de materiais.

Os sistemas WMS estão se tornando cada vez mais populares, principalmente dentro do contexto do supply chain e da logística 4.0. Como existem inúmeros processos logísticos, a gestão adequada dessas trocas precisa ser ainda mais refinada.

A fim de reduzir os desperdícios e aumentar a sua produtividade, você pode usar a filosofia Lean em sua organização.

Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?

Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!

Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

Clique aqui e saiba mais!

Como funciona um software WMS?

No recebimento, o software WMS é utilizado para a conferência dos materiais recebidos e realizar o controle de entrada. Ele irá registrar o material recebido e suas características e, normalmente, gera etiquetas de códigos de barras RFID específicas para cada produto. Para isso, são utilizados dispositivos móveis.

A partir disso, o sistema pode gerenciar a localização dos materiais, direcionando-os para suas determinadas posições e monitorando suas quantidades. Em uma produção, ele realiza o controle da matéria-prima e a direciona para os postos de trabalho em que será utilizada.

Por fim, o sistema faz o controle de saída, facilitando a separação dos pedidos (picking) por meio da conferência por RFID. O WMS pode classificar e separar as mercadorias por características como região de destino, por exemplo. Ainda temos a possibilidade de gerar notas fiscais automaticamente.

Além disso, o sistema fornece relatórios de movimentação e inventário. Isso é uma ferramenta muito importante para verificar falhas e perdas, medir o desempenho e definir as melhores estratégias de logística ou frete. Inclusive, muitos softwares WMS permitem a integração com sistemas ERP.

Os benefícios do WMS para as empresas

Agora que entendemos como funciona o WMS, vamos te mostrar alguns benefícios que a implementação de um sistema assim pode trazer para uma empresa:

1. Redução de custos

Como os procedimentos são feitos de maneira automática, não é necessário investir tanto em mão de obra, pois tarefas que seriam feitas manualmente são desempenhadas pelo software. O controle de materiais também economiza tempo e evita que a fábrica pare por conta de falta de matéria-prima.

2. Aumento da efetividade da equipe

A automatização dos processos também beneficia o desempenho geral da equipe, pois os colaboradores podem dar atenção a tarefas mais específicas. A redução das falhas também evita o retrabalho e permite ações mais assertivas.

3. Melhor controle de estoque

Um software WMS permite quantizar, mapear e localizar facilmente os materiais envolvidos no processo de logística. Por isso, ele emite alertas quando uma compra é necessária ou possibilidades de realocação de material.

Isso melhora a administração dos recursos da empresa, evitando a falta ou compra em excesso de matéria-prima e tornando possível realizar o controle de desperdícios.

4. Menos imprevistos

Com o monitoramento de cada etapa do processo, fica mais fácil prever os gargalos e as possibilidades de erros humanos. Desse modo, podem ser tomadas atitudes de prevenção contra essas situações.

Além disso, os problemas também se tornam mais fáceis de resolver, pois qualquer movimentação fica registrada no sistema, permitindo a identificação rápida das falhas.

5. Otimização do espaço

O sistema já faz todo o mapeamento de prateleiras e regiões dentro do armazém, direcionando os materiais de maneira adequada para o armazenamento e posterior utilização. Isso facilita a organização e melhora o tempo de produção, pois os itens ficam mais acessíveis aos trabalhadores.

6. Mais competitividade

É possível reduzir o tempo de produção e frete, tornando a empresa mais atrativa e melhorando sua reputação por meio de entregas rápidas e transparência do processo de produção.

Exemplos de sistemas WMS

Existem diversos softwares WMS, que podem ser utilizados por uma empresa. Confira alguns dos principais sistemas utilizados pelo mercado:

SAP Extended Warehouse Management

O SAP Extended Warehouse Management é um sistema de gestão, que fornece um monitoramento em tempo real de diversas operações logísticas como processos de depósito, distribuição, informações sobre o status de entrega e crossdocking.

Ele permite controlar diretamente os equipamentos para automatizar o estoque, além de fazer o armazenamento e o gerenciamento de informações tanto de modo local quanto na nuvem.

HighJump WMS

A HighJump é uma companhia especializada em processos logísticos e cadeia de suprimentos. Por isso, sua solução para gerenciamento de estoque é uma das mais utilizadas no mercado.

Seu objetivo é ser um software adaptativo e inovador. O sistema pode fornecer suporte para empresas de todos os tamanhos de maneira ágil e precisa.

Senior WMS

O WMS da Senior promete reduzir até 90% dos erros operacionais, que podem ocorrer em uma gestão de estoque. Ele conta com funcionalidades únicas como endereçamento automático e um sistema de picking por comandos de voz.

Por conta de suas qualidades, 40% das compras em e-commerces passam por esse sistema. Não é a toa que entre seus clientes temos grandes lojas do varejo digital como Netshoes, Magazine Luiza, Dell e Fast Shop.

Oracle Warehouse Management Cloud

Esse sistema de gerenciamento de armazém é desenvolvido pela Oracle, uma das maiores desenvolvedoras de softwares do mundo. Ele é o líder do segmento de sistemas WMS baseados no armazenamento em banco de dados na nuvem.

Sua interface é amigável e facilmente configurável. O sistema procura ser rápido e econômico, mas, ao mesmo tempo, fornecer suporte, desde o centro de distribuição até a loja. Ele também busca dar visibilidade total aos processos por meio de painéis inteligentes, relatórios de entradas e de saídas, além de alertas em tempo real.

Sempre é hora de aprender!

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre os softwares de WMS e como eles podem auxiliar você com seus produtos e seu estoque! Para te ajudar no processo de melhoria contínua desse setor, trouxemos uma dica para você!


Deseja estar preparado para conduzir mudanças a caminho da excelência?

Para alcançar patamar profissional, nós oferecemos para você a Formação Especialista Lean. Com a nossa formação, você será capaz de dominar todas as ferramentas de controle de desperdícios nas empresas, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços ofertados.

O pacote contempla Fundamentos Lean, 5S, Mapeamento de Fluxo de Valor, Kaizen e Manutenção Produtiva Total, que fornecerão todo o conhecimento necessário para que você aplique o Lean em qualquer área, da manufatura ao escritório!

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Formação Especialista em Lean

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Lean Manufacturing De A A Z

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.