No cenário atual, empresas procuram por agilidade, eficiência e redução de custos operacionais, e, para conquistar tais êxitos, elas buscam por profissionais certificados, que possam assumir grandes responsabilidades dentro da empresa. 

E, é com o intuito de te deixar por dentro dessa demanda de mercado, que hoje iremos explorar tudo sobre a certificação ASM (Agile Scrum Master), que atesta a capacidade do profissional de ser um disseminador dos métodos ágeis.

Vem comigo!

 

O que é uma certificação ASM?

 

A certificação ASM é uma de muitas outras que existem no mercado para a formação de um profissional que detém o conhecimento ágil

Mas qual o diferencial desta certificação? 

ASM busca confirmar tanto o conhecimento teórico quanto as habilidades práticas do profissional. Isso exige um nível de conhecimento avançado e permite que ele atue como um Scrum Master.

Além disso, a formação EXIN Agile Scrum Master busca confirmar as habilidades que o profissional detém do framework Scrum, assim como as hards e softs skills, e ensina como o trabalho em equipe pode alcançar um objetivo com sucesso.

Isso é possível, pois as práticas Scrum introduzem times multifuncionais e autogerenciáveis, que produzem uma entrega de trabalho ao final de iteração ou Sprint.

Atualmente, o método ágil está sendo utilizado, não somente para desenvolvimento de software, mas em outras áreas que buscam o desenvolvimento de projetos. Sendo assim, uma certificação ASM coloca você no radar das grandes empresas. 

 

Por que se certificar?

 

Uma certificação abre muitas portas no mundo profissional e, como dito acima, empresas buscam pela eficiência que um profissional ASM pode oferecer. Abaixo eu vou contar três motivos para você não perder tempo e se tornar um Scrum Master.

Vem comigo!

 

 

Diferencial curricular 

Quando você possui uma certificação ASM ou outra especializada em Scrum, e sabe utilizá-la, você ganha maior autoridade e credibilidade, além do diferencial curricular. 

 

Empregabilidade 

Um outro ponto de destaque que a certificação ASM proporciona é a abertura de portas para o mercado de trabalho e para a realização profissional. 

Pois muitas empresas adotam a certificação Scrum Master como pré-requisito para contratação ou oferecem maiores salários para quem é certificado.

 

Credibilidade  

E por último, mas não menos importante, a certificação ASM da EXIN é reconhecida e aceita mundialmente, pois possui um conhecimento padronizado que possibilita sua aplicação em qualquer lugar do mundo. 

 

Requisitos para a certificação ASM

 

A certificação ASM é ideal para quem já possui conhecimento sobre os métodos ágeis e quer se tornar um profissional Scrum Master na empresa. Pois ela avalia se você possui as habilidades para a propagação dos ensinamentos ágeis. 

O exame da ASM EXIN conta com os seguintes requisitos e pesos:

 

Fonte: Guia de preparação EXIN Agile Scrum Master 

 

Para o processo de certificação é necessária a realização de um curso preparatório, aprovado pela EXIN, com duração de 16 horas, sem contar com os exames práticos. Além disso, é recomendável que o profissional tenha feito o exame da Agile Scrum Foundation, embora não seja obrigatório.

Ficou interessado na certificação, mas precisa treinar seus conhecimentos ágeis? Então eu vou te oferecer a oportunidade certa!

O curso introdutório gratuito Agile Scrum, que vai abordar os princípios, conceitos e ensinamentos dessa metodologia, e vai deixar você mais próximo do seu sonho profissional. Então não perca tempo e comece a se especializar. 

 

 

Agora vamos detalhar os principais pontos para a sua certificação ASM

 

1. Mindset ágil - conceitos ágeis 

O candidato precisa:

  • Ser capaz de explicar o Mindset ágil;

  • Saber explicar como a agilidade oferece previsibilidade e flexibilidade;

  • Saber reconhecer outros frameworks e metodologias: WaterfallCrystalLean, XP, DSDM, DevOps

  • Explicar como aplicar os princípios Ágeis ao gerenciamento de serviços TI.

 

2. Papel do Scrum Master - responsabilidades e compromisso 

O candidato precisa: 

  • Saber explicar quais tarefas e responsabilidades pertencem ao papel do Scrum;

  • Explicar quais soluções são adequadas para a resolução de problemas; 

  • Entender quais ferramentas devem ser utilizadas para facilitar as tarefas do Time de Desenvolvimento

  • Explicar quando e como mediar perante um conflito;

  • Explicar a importância do treinamento; 

  • Conhecer todos os papéis no framework Scrum.

 

3. Estimativa, planejamento e controle ágeis 

O candidato precisa:

  • Explicar por que uma boa definição de pronto é tão importante;

  • Explicar como manter o Backlog do produto e como adicionar itens a ele;

  • Saber o papel do Scrum Master em todos os momentos do planejamento: roadmap do produto, planejamento de liberações e planejamento da Sprint

  • Reconhecer erros na estimativa;

  • Identificar impedimentos, desvios, barreiras e outros obstáculos que influenciem o andamento, tanto positiva quanto negativamente; 

  • Explicar como gerenciar problemas, erros e informar pessoas de fora do Time de Desenvolvimento. 

 

4. Escalando projetos ágeis 

O candidato precisa:

  • Explicar como utilizar o Backlog do produto em um ambiente escalado;

  • Saber como escalar equipes maiores usando o Scrum de Scrums;

  • Identificar os limites de um Time Scrum;

  • Explicar o uso de ferramentas que ajudam o time a utilizar ou adotar o método ágil e, desta forma, aumentar a qualidade do processo de desenvolvimento. 

 

Como se preparar para o exame ASM?

 

Agora que você já conheceu a certificação ASM, entendeu a importância dela na sua vida profissional e viu tudo que você precisa saber para a realização do exame, eu vou deixar para você três dicas de como se preparar para a realização da certificação.

 

.

 

1. Faça um treinamento preparatório oficial 

O treinamento é parte obrigatória para a certificação; como já foi dito, a EXIN exige a preparação Scrum Master e recomenda fortemente que se tenha feito um treinamento de Fundamentos Scrum, sendo essa uma das melhores formas de preparação.

 

2. Leia livros sobre gestão ágil e Scrum

Com os livros, você ganha uma excelente oportunidade de se aprofundar na gestão ágil e no Scrum. Existem diversas opções de autores renomados que te preparam para conquistar a certificação, abordando conceitos, do básico ao avançado.

 

3. Faça simulados, treine!

Por último, você precisa conhecer a prova e treinar exaustivamente para conseguir um bom desempenho. Então, a prática de simulados controlando o seu tempo conforme o limite da prova, te deixará mais preparado na hora de realizar o seu exame. 

 

Pronto para ser um profissional certificado?

 

A melhor parte desse artigo é a solução final que vou apresentar para você começar hoje mesmo a caminhar em busca dos seus objetivos. 

Voitto é uma empresa que oferece cursos de gestão online, e, entre os cursos, nós temos o que você procura: o curso oficial exigido pela EXIN, que te prepara para a certificação ASM

Você aprenderá todos os requisitos necessários para a realização do exame e terá acesso a diversos simulados, questões práticas e exercícios comentados.

Não perca tempo para se especializar e ganhar o espaço que você sempre procurou na sua empresa. 

Seja um Scrum Master, clique no botão abaixo e comece a sua experiência!

 

 

Gostou do nosso artigo? Espero que tenha te ajudado. 

Não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com os seus amigos.