Você provavelmente já ouviu falar que a competição no mercado está cada vez maior, e isso é a mais pura verdade. Cada vez mais novas soluções são desenvolvidas, novos processos são criados, novas competências são exigidas e o mercado segue sofrendo novas disrupções.

Se tornar melhor naquilo que faz buscando otimizar seus processos e eliminar os custos são primordiais para sobreviver nessa competição.

E não é possível falarmos sobre melhoria contínua sem citar o Lean, uma filosofia que se tornou mundialmente fundamental em diversas aplicações de negócios. Entretanto, um novo conceito de progresso tem ganhado espaço dentro das grandes organizações as classificando como classe mundial.

Práticas adotadas dentro do ambiente fabril tem apresentado benefícios de curto prazo para que essas indústrias se certifiquem como Manufatura de Classe Mundial.

Se você já ouviu falar sobre o sistema World Class Manufacturing, provavelmente você o assimilou com as práticas do Lean Manufacturing. Na verdade, esses dois conceitos possuem características muito semelhantes e neste artigo, eu vou te ensinar tudo que precisa saber sobre cada uma delas e, principalmente, saber diferenciá-las.

Confira tudo o que você verá nesse artigo: 

 

  • O que é Lean?
  • Os 5 princípios do Lean Manufacturing
  • Os benefícios do Lean Manufacturing
  • O que é WCM?
  • Os 10 pilares técnicos e 10 pilares gerenciais do WCM
  • Os benefícios do World Class Manufacturing
  • Diferença entre Lean Manufacturing e World Class Manufacturing
  • Principais ferramentas 

 

O que é Lean?

Lean é uma filosofia aplicada ao mundo dos negócios que tem como objetivo melhorar a eficiência de gestão das empresas combatendo desperdícios e agregando uma maior satisfação aos clientes e colaboradores.

O termo Lean significa “enxuto” em tradução literal e foi baseado no Sistema Toyota de Produção (TPM). A origem desse termo se deu após o período da II Grande Guerra, quando a indústria automobilística da Toyota buscou implementar princípios e métodos em suas fábricas com o objetivo de reduzir os desperdícios e agregar mais valor de seus produtos aos clientes, resultando em um diferencial competitivo que, após alguns anos ficou denominado como Lean Manufacturing.

Se você ainda não tem muito conhecimento sobre essa metodologia, não se preocupe. Separamos um curso GRATUITO aqui para que você possa se aprofundar e garantir um conhecimento necessário para aquela sua promoção ou um novo emprego. 

curso gratuito de introdução ao lean manufacturing
 

Quais são o 5 princípios do Lean Manufacturing

 

Os princípios da produção enxuta geraram benefícios para diversas indústrias e ganharam tanto reconhecimento, que a partir deles surgiram novas aplicações para diferentes modelos de negócios. Você pode conhecer quais foram essas aplicações e definir qual a melhor se encaixa para a sua empresa acessando nosso artigo sobre Lean.

 

1. Identificação de Valor (Identify Value)

2. Mapeamento da Cadeia de Valor (Map the Value Stream)

3. Criação de Fluxo de trabalho Contínuo (Create Flow)

4. Ciação do Sistema Puxado (Establish Pull)

5. Melhoria Contínua (Continuous Improvement

 

Esses princípios garantem que a indústria encontre tudo o que gera valor ao seu produto/serviço e possa trabalhar de forma contínua para a redução de desperdícios. Se você quer aprender mais sobre essa metodologia de excelência operacional, acesse nosso artigo sobre os 5 princípios do pensamento enxuto e entenda de maneira mais profunda cada um deles. 

 

Quais são os benefícios do Lean Manufacturing?

 

A implementação da metodologia de produção enxuta dentro da sua empresa traz muitos benefícios. Muitas empresas se beneficiaram e continuam se beneficiando da filosofia Lean para alavancar seus resultados. Os princípios apresentados acima são responsáveis por alinhar os colaboradores aos objetivos estratégicos da empresa, focando em tudo que é essencial para melhorar a qualidade dos processos, e assim, resultando em impactos como: 

 

  • Foco na eliminação dos desperdícios ou processos que não agregam valor ao produto/serviço, a melhoria do fluxo de valor gera uma grande redução nos custos que a empresa tem para se produzir, principalmente quando analisamos a longo prazo;
  • Os processos que compõe o fluxo de valor ficam mais ágeis e isso resulta no aumento da produtividade da equipe;
  • A cultura de uma empresa é muito importante para atingir resultados cada vez melhores e com a implementação da Produção Enxuta, os colaboradores estarão sempre buscando pela melhoria contínua e alinhados com os objetivos da organização;
  • A eliminação dos desperdícios garante um produto de maior qualidade e com foco na solução do cliente, por isso, seu cliente ficará mais satisfeito e mais fidelizado a sua marca;
  • As equipes ficam mais flexíveis para enfrentar os desafios da empresa e se adaptam de forma mais rápida a situações adversas
  • A empresa passa a garantir mais vantagens competitivas, impactando diretamente em seus lucros e crescimento da marca.

 

 O que é World Class Manufacturing (WCM)? 

 

O World Class Manufacturing é um programa padrão de excelência operacional. Baseado em 10 pilares técnicos e 10 pilares gerenciais que serão apresentados adiante, o programa objetiva otimizar todos os departamentos - Logística, Qualidade, Manutenção e Produção - através da aplicação de métodos e ferramentas de gestão que erradique os desperdícios.

Assim como a produção enxuta, esse sistema de gestão integrada também surgiu a partir do Sistema Toyota de Produção(TPM), em um contexto onde as empresas ocidentais visavam tornar o mercado mais competitivo à medida que buscassem se tornar nível Classe Mundial.

A metodologia abrange conceitos de TQC, TPM, TIE, Sistema Lean e Seis Sigma e foi amplamente desenvolvido e testado pela Fiat, sendo posteriormente utilizado em diversos outros setores ao redor do mundo. 

Acredito que agora você tenha entendido o porque essa metodologia é tão parecida com o Lean Manufacturing, pois utiliza muitas características dessa metodologia para aplicar seu programa de gestão. Quer impulsionar sua carreira? Acesse nossa plataforma e faça esse curso GRATUITO para se destacar no mercado.


curso gratuito de world class manufacturing
 

Quais são os pilares do WCM?

 

O programa Classe Mundial de Manufatura se fundamenta por identificar e eliminar as perdas por meio dos pilares técnicos e em sustentar a conquista dos resultados por meio dos pilares gerenciais. Mas afinal, quais são esses pilares? 

 

Pilares técnicos: 

1. Segurança (SAF);

2. Cost Deployment (CD);

3. Melhoria focada (FI);

4. Manutenção autônoma (WO) e organização posto de trabalho (AM);

5. Manutenção profissional (PM);

6. Controle da qualidade (QC);

7. Logística (LOG);

8. Gestão preventiva dos equipamentos/produtos (EEM-EPM);

9. Desenvolvimento de pessoas (PD);

10. Ambiental (ENV).

 

Pilares gerenciais:

1. Comprometimento gerencial;

2. Desenvolvimento do sistema de objetivos (KPI);    

3. Route map para WCM;

4. Alocação de pessoas altamente qualificadas nas áreas modelo;

5. Comprometimento da organização;

6. Competência da organização para melhoria;                             

7. Tempo e Budget;

8. Nível de detalhe;

9. Nível de expansão da unidade;

10. Motivação dos operadores.

 

A busca pela melhoria gera impactos positivos dentro de qualquer companhia, mas a maneira que for implementada apresentará diferentes grandezas de benefícios. Por isso, é importante conhecer os principais benefícios de cada  metodologia ou processo e analisar quais aqueles que têm melhor afinidade com os objetivos estratégicos da sua organização. 

 

Quais os benefícios do WCM?

 

Assim como o Lean Manufacturing, o World Class Manufacturing proporciona diversos resultados positivos para as organizações, porém, esses resultados são buscados a curto prazo, sendo liderado por equipes operacionais e com baixo investimento. A seguir, apresentaremos 5 benefícios:

 

1. Maior desenvolvimento de competência dos colaboradores e equipes auto-gerenciáveis

2. Maior agilidade no reconhecimento de pontos de melhorias 

3. Redução de custos e desperdícios dentro da organização e aumento da qualidade dos produtos ou serviços

4. Organização mais inovadora, garantindo vantagens competitivas

5. Menor rigidez nos processos e outras diversas vantagens que se pode alcançar à medida que se aumenta o nível classe mundial.

 

Agora que você já conhece o que são os dois conceitos, seus princípios e benefícios, vamos entender como o Lean Manufacturing se diferencia do World Class Manufacturing.

 

Diferença entre Lean Manufacturing e WCM

 

O programa de excelência operacional World Class Manufacturing é considerado uma evolução do sistema Lean Manufacturing, pois além de ser mais recente, ele conta com muitos conceitos da produção enxuta em sua implementação. Embora essas metodologias apresentam características similares, o foco e as ferramentas utilizadas para cada uma são distintas:

Foco 

Enquanto o sistema enxuto foca em redução do lead time e dos desperdícios de alto nível, o programa de classe mundial busca de forma sistemática focar na erradicação das perdas de forma gradual e com baixo investimento

 

Ferramentas 

O sistema enxuto utiliza como ferramentas principais o VSM(Mapa de Fluxo de Valor) e o CEP(Controle Estatístico de Processos) para reduzir seus desperdícios em alto nível, enquanto o WCM utiliza roteiros pragmáticos para identificar, erradicar e prevenir uma perda específica, com um passo a passo, tendo como ferramenta principal o Cost Deployment

 

Outras diferenças importantes a se citar, é que o WCM é um programa mais sistemático e é liderado por equipes operacionais buscando o desenvolvimento desses profissionais e através de uma melhoria gradual, começando por uma área modelo e buscando expandir para toda a unidade fabril.

Os resultados obtidos pela implementação do programa são de curto prazos e há níveis de certificação tanto para os profissionais quanto para a organização. 

Essas certificações são metas bastante desafiadoras que direcionam a indústria a melhorarem continuamente e, assim, alcançar suas vantagens competitivas. Uma indústria pode alcançar nível bronze, prata ou ouro dependendo da sua maturidade, profundidade e nível de expansão em cada um dos pilares apresentado.

 

Principais ferramentas do WCM

 

Conforme foi apresentado acima, muitas metodologias compõem as políticas do WCM, trazendo a usabilidade de diversas ferramentas dependendo da etapa de sua implementação. Para isso, realizamos uma lista das principais ferramentas em que você deve conhecer para conseguir implementar o seu programa e atingir os níveis operacionais de excelência:

 

Agora que você já conhece a estrutura desse sistema de gestão integrada e as principais ferramentas para sua aplicação, chegou a hora de conhecer quando e onde utilizar cada uma delas. Acesse nosso artigo sobre 7 ferramentas gerenciais do WCM e se prepare para a execução. 

 

Pronto para alavancar a sua carreira?

 

Ao longo deste artigo você pôde perceber a importância dos princípios Lean para a competitividade do mercado. Além disso, você entendeu que muitos dos seus conceitos são fundamentais para a aplicação do World Class Manufacturing.

Se você quer aprimorar ainda mais seus conhecimento e se tornar um especialita em melhoria contínua dentro das organizões convido a conhecer a formação completa em de Especialista Lean. Seja você mesmo o resposável por disseminar a cultura Lean na sua empresa, clique e conheça.

programa curso formação de especialista lean

Se você gostou desse conteúdo não esqueça de enviar para seus amigos e se ficou com alguma dúvida deixe nos comentários que nós vamos te responder.