O que é Lean?
Quais são o 5 princípios do Lean Manufacturing
Quais são os benefícios do Lean Manufacturing?
Quais são os pilares do WCM?
Quais os benefícios do WCM?
Diferença entre Lean Manufacturing e WCM
Principais ferramentas do WCM
Pronto para alavancar a sua carreira?

Você conhece as metodologias Lean e WCM? Veja agora e saiba quais suas diferenças!

Conheça as diferenças das abordagens bastante empregadas em processos de melhoria contínua em grandes empresas: Lean Manufacturing e World Class Manufacturing!

Gabriel Rossetti
Por: Gabriel Rossetti
Você conhece as metodologias Lean e WCM? Veja agora e saiba quais suas diferenças!

Cada vez mais, novas soluções e novos processos são desenvolvidos no mercado empresarial. Frente a esses fenômenos, têm-se problemas inerentes a eles.

Com isso, metodologias de melhoria contínua, como Lean e WCM surgiram no mercado, a fim de sanar essa deficiência em real time.

O conceito de Lean consiste em uma filosofia enxuta, que se tornou mundialmente fundamental em diversas aplicações de negócios.

Além disso, um novo conceito de progresso tem ganhado espaço dentro das grandes organizações as classificando como classe mundial.

Práticas adotadas dentro do ambiente fabril tem apresentado diversos benefícios de curto prazo para que essas indústrias se certifiquem como Manufatura de Classe Mundial (ou World Class Manufacturing - WCM).

Se você já ouviu falar sobre o sistema World Class Manufacturing - WCM, e sobre Lean Manufacturing então, possivelmente, você os associou em algum momento. Na realidade, esses dois conceitos possuem características muito semelhantes.

Neste artigo você aprenderá tudo que precisa saber sobre cada uma delas e, principalmente, saber diferenciá-las.

Você verá nesse artigo:

  • O que é Lean?
  • Os 5 princípios do Lean Manufacturing
  • Os benefícios do Lean Manufacturing
  • O que é WCM?
  • Os 20 pilares técnicos e gerenciais do WCM
  • Os benefícios do World Class Manufacturing
  • Diferença entre Lean Manufacturing e World Class Manufacturing
  • Principais ferramentas

O que é Lean?

Lean é uma filosofia aplicada ao mundo dos negócios que tem como objetivo melhorar a eficiência de gestão das empresas, combatendo desperdícios e agregando uma maior satisfação aos clientes e colaboradores.

O termo "Lean" significa "enxuto" em tradução literal e foi baseado no Sistema Toyota de Produção (TPM). A origem desse termo ocorreu após o período da II Guerra Mundial, quando a indústria automobilística da Toyota buscou implementar princípios e métodos em suas fábricas com o objetivo de reduzir os desperdícios e agregar mais valor aos seus produtos, resultando em um diferencial competitivo que, após alguns anos ficou denominado como Lean Manufacturing.

Quais são o 5 princípios do Lean Manufacturing

Os produção enxuta geraram benefícios para diversas indústrias e ganharam tanto reconhecimento, que a partir deles surgiram novas aplicações para diferentes modelos de negócios. Você pode conhecer quais foram essas aplicações e definir qual a melhor se encaixa para a sua empresa acessando nosso artigo sobre Lean.


1. Identificação de Valor (Identify Value)

2. Mapeamento da Cadeia de Valor (Map the Value Stream)

3. Criação de Fluxo de trabalho Contínuo (Create Flow)

4. Ciação do Sistema Puxado (Establish Pull)

5. Melhoria Contínua (Continuous Improvement)


Esses princípios garantem que a indústria encontre tudo o que gera valor ao seu produto/serviço e possa trabalhar de forma contínua para a redução de desperdícios. Se você quer aprender mais sobre essa metodologia de excelência operacional, acesse nosso artigo sobre os 5 princípios do pensamento enxuto e entenda de maneira mais profunda cada um deles.

Quais são os benefícios do Lean Manufacturing?

A implementação da metodologia de dentro da sua empresa traz muitos benefícios. Muitas empresas se beneficiaram e continuam se beneficiando da filosofia Lean para alavancar seus resultados. Os princípios apresentados acima são responsáveis por alinhar os colaboradores aos objetivos estratégicos da empresa, focando em tudo que é essencial para melhorar a qualidade dos processos, e assim, resultando em impactos como:

  • Foco na eliminação dos desperdícios ou processos que não agregam valor ao produto/serviço, a melhoria do fluxo de valor gera uma grande redução nos custos que a empresa tem para se produzir, principalmente quando analisamos a longo prazo
  • Os processos que compõe o fluxo de valor ficam mais ágeis e isso resulta no aumento da produtividade da equipe
  • A cultura de uma empresa é muito importante para atingir resultados cada vez melhores e com a implementação da Produção Enxuta, os colaboradores estarão sempre buscando pela melhoria contínua e alinhados com os objetivos da organização
  • A eliminação dos desperdícios garante um produto de maior qualidade e com, por isso, seu cliente ficará mais satisfeito e mais fidelizado a sua marca
  • A empresa passa a garantir mais vantagens competitivas, impactando diretamente em seus lucros e crescimento da marca.
  • As equipes ficam mais flexíveis para enfrentar os desafios da empresa e se adaptam de forma mais rápida a situações adversas

O que é World Class Manufacturing (WCM)?

O World Class Manufacturing é um programa padrão de excelência operacional. Baseado em 10 pilares técnicos e 10 pilares gerenciais que serão apresentados adiante, o programa objetiva otimizar todos os departamentos - Logística, Qualidade, Manutenção e Produção - através da aplicação de métodos e ferramentas de gestão que erradiquem os desperdícios.

Assim como a produção enxuta, esse sistema de gestão integrada também surgiu a partir do Sistema Toyota de Produção(TPM), em um contexto onde as empresas ocidentais visavam tornar o mercado mais competitivo à medida que buscassem se tornar nível Classe Mundial.

A metodologia abrange conceitos de TQC, TPM, TIE, Sistema Lean e Seis Sigma e foi amplamente testada pela Fiat, sendo posteriormente utilizada em diversos outros setores ao redor do mundo.

Acredito que agora você tenha entendido o porquê essa metodologia é tão parecida com o Lean Manufacturing, pois utiliza muitas características dessa metodologia para aplicar seu programa de gestão.

E agora, que tal começar a se aprofundar sobre ela?

Baixe agora o nosso Ebook 7 Ferramentas do WCM e conheça as 7 ferramentas aplicáveis nos 11 pilares do World Class Manufacturing!

Ebook 7 ferramentas do WCM. Baixe agora!


O WCM é uma metodologia crucial para você se tornar um competidor de classe mundial. Logo, você deve investir em otimizar ao máximo os seus processos produtivos com uma mentalidade de zero desperdício.

Para te ajudar nisso, a Voitto criou o curso de Fundamentos de World Class Manufacturing. Com ele, você irá aprender uma visão geral dos pilares, fundamentos e métodos de otimização como o ECRS, tornando-se apto a utilizar as fundações do sistema como base para a implementação de qualquer projeto e muito mais!

Então, que tal evoluir sua mentalidade produtiva e gerencial e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Fundamentos de World Class Manufacturing

curso fundamentos em World Class Manufacturing

Quais são os pilares do WCM?

O programa Classe Mundial de Manufatura se fundamenta por identificar e eliminar as perdas por meio dos pilares técnicos e em sustentar a conquista dos resultados por meio dos pilares gerenciais. Mas afinal, quais são esses pilares?

Pilares técnicos

1. Segurança (SAF)

2. Cost Deployment (CD)

3. Melhoria focada (FI)

4. Manutenção autônoma (WO) e organização posto de trabalho (AM)

5. Manutenção profissional (PM)

6. Controle da qualidade (QC)

7. Logística (LOG)

8. Gestão preventiva dos equipamentos/produtos (EEM-EPM)

9. Desenvolvimento de pessoas (PD)

10. Ambiental (ENV).

Pilares gerenciais

1. Comprometimento gerencial

2. Desenvolvimento do sistema de objetivos (KPI)

3. Route map para WCM

4. Alocação de pessoas altamente qualificadas nas áreas modelo

5. Comprometimento da organização

6. Competência da organização para melhoria

7. Tempo e Budget

8. Nível de detalhe

9. Nível de expansão da unidade

10. Motivação dos operadores.


A busca pela melhoria gera impactos positivos dentro de qualquer companhia, mas a maneira que for implementada apresentará diferentes grandezas de benefícios. Por isso, é importante conhecer os principais benefícios de cada metodologia ou processo e analisar quais aqueles que têm melhor afinidade com os objetivos estratégicos da sua organização.

Quais os benefícios do WCM?

Assim como o Lean Manufacturing, o proporciona diversos resultados positivos para as organizações, porém, esses resultados são buscados a curto prazo, sendo liderados por equipes operacionais e com baixo investimento. A seguir, apresentaremos 5 benefícios:


1. Maior desenvolvimento de competência dos colaboradores e equipes auto-gerenciáveis

2. Maior agilidade no reconhecimento de pontos de melhorias

3. dentro da organização e aumento da qualidade dos produtos ou serviços

4. Organização mais inovadora, garantindo vantagens competitivas

5. nos processos e outras diversas vantagens que se pode alcançar à medida que se aumenta o nível classe mundial.


Agora que você já conhece o que são os dois conceitos, seus princípios e benefícios, vamos entender como o Lean Manufacturing se diferencia do World Class Manufacturing.

Diferença entre Lean Manufacturing e WCM

O programa de excelência operacional World Class Manufacturing é considerado uma evolução do sistema Lean Manufacturing, pois além de ser mais recente, ele conta com muitos conceitos da produção enxuta em sua implementação. Embora essas metodologias apresentam características similares, o foco e as ferramentas utilizadas para cada uma são distintas:

Foco 

Enquanto o sistema enxuto foca em redução do lead time e dos desperdícios de alto nível, o programa de classe mundial busca de forma sistemática focar na erradicação das perdas de forma gradual e com baixo investimento.

Ferramentas 

O sistema enxuto utiliza como ferramentas principais o VSM(Mapa de Fluxo de Valor) e o CEP(Controle Estatístico de Processos) para reduzir seus desperdícios em alto nível, enquanto o WCM utiliza roteiros pragmáticos para identificar, erradicar e prevenir uma perda específica, com um passo a passo, tendo como ferramenta principal o Cost Deployment.


Outras diferenças importantes a se citar, é que o WCM é um programa mais sistemático e é liderado por equipes operacionais buscando o desenvolvimento desses profissionais e através de uma melhoria gradual, começando por uma área modelo e buscando expandir para toda a unidade fabril.

Os resultados obtidos pela implementação do programa são de curto prazos e há níveis de certificação tanto para os profissionais quanto para a organização.

Essas certificações são metas bastante desafiadoras que direcionam a indústria a melhorarem continuamente e, assim, alcançar suas vantagens competitivas. Uma indústria pode alcançar nível bronze, prata ou ouro dependendo da sua maturidade, profundidade e nível de expansão em cada um dos pilares apresentados.

Principais ferramentas do WCM

Conforme foi apresentado acima, muitas metodologias compõem as políticas do WCM, trazendo a usabilidade de diversas ferramentas dependendo da etapa de sua implementação. Para isso, realizamos uma lista das principais ferramentas em que você deve conhecer para conseguir implementar o seu programa e atingir os níveis operacionais de excelência:

Agora que você já conhece a estrutura desse sistema de gestão integrada e as principais ferramentas para sua aplicação, chegou a hora de conhecer quando e onde utilizar cada uma delas. Acesse nosso artigo sobre 7 ferramentas gerenciais do WCM e se prepare para a execução.

Pronto para alavancar a sua carreira?

Ao longo deste artigo você pôde perceber a importância dos princípios Lean para a competitividade do mercado. Além disso, você entendeu que muitos dos seus conceitos são fundamentais para a aplicação do World Class Manufacturing.

Se você quer aprimorar ainda mais seus conhecimento e se tornar um especialista em melhoria contínua dentro das organizações por meio do World Class Manufacturing, quero te trazer uma oportunidade!

Hoje, estar capacitado na metodologia World Class Manufacturing (WCM) tem se tornado um pré-requisito para os profissionais da indústria 4.0!

E para te ajudar a alcançar uma posição de destaque, oferecemos para você nossa Formação de Especialistas em World Class Manufacturing.

Nosso pacote contempla 14 cursos, iniciando com conhecimentos básicos para compreensão da abordagem WCM em uma organização, passando pelo aprofundamento dos conceitos dentro de áreas vitais em uma organização, representadas pelos pilares do WCM.

Está esperando o que? Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na capacitação que te tornará capaz de entender e aplicar uma metodologia utilizada por gigantes como Fiat, Whirlpool, Unilever e muitas outras. Torne-se um profissional de alto nível!

Formação Especialista em WCM - Word Class Manufacturing


Se você gostou desse conteúdo não esqueça de enviar para seus amigos!

Gabriel Rossetti

Gabriel Rossetti

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diretor voluntário no Programa Futuro Cientista, levando incentivo à pesquisa científica crianças e jovens. Bolsista de projeto de extensão por 6 meses, desenvolvendo palestras e workshops sobre fontes de energias renováveis e resíduos sólidos. No Movimento Empresa Júnior, assumiu posições de liderança como Diretor Comercial da Líder Jr. e Gerência de projetos. Estagiou em três empresas, dentre elas, a Mind Consulting em que se responsabilizou pela inteligência de mercado, prospecção e gestão de projetos. Estagiário na ACE Startups em que elaborou e publicou o ACE Innovation Survey. Certificado em White Belt Lean Seis Sigma e metodologia SCRUM. Especialista em conteúdo no Grupo Voitto na área de P&D.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Wcm

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.