O que é EOS?
Então você não pode deixar essa oportunidade passar!
Como funciona a EOS?
Vantagens e desvantagens da EOS
A criptomoeda EOS
Onde comprar EOS?
Vale a pena investir em EOS?
Entenda mais sobre o Blockchain!

Conheça a moeda e a blockchain EOS e descubra se elas vão superar a Ethereum

EOS é a blockchain, com ativo de mesmo nome, desenvolvida pela empresa BlockOne que promete mais poder de processamento que a Ethereum.

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Conheça a moeda e a blockchain EOS e descubra se elas vão superar a Ethereum

Você já percebeu que existem diferentes tipos de blockchain? Isso acontece porque as novas cadeias de blocos são criadas com o propósito de corrigir erros e melhorar as operações que as antigas desenvolvem, o que gera uma concorrência entre elas. Com esse mesmo objetivo, a startup BlockOne criou a blockchain EOS.

A principal concorrente da EOS é a rede Ethereum e você entenderá o porquê. Confira o que encontrará no texto:

  • O que é EOS?
  • Como funciona a rede EOS?
  • Vantagens e desvantagens da EOS
  • A criptomoeda EOS: onde comprar, principais carteiras, vale a pena investir?

Preparado para aprender mais sobre o mundo cripto e conhecer a EOS? Vamos lá!

O que é EOS?

EOS ou EOSIO é uma blockchain criada pela startup BlockOne. Essa blockchain é uma plataforma utilizada para o desenvolvimento de contratos inteligentes e de aplicativos descentralizados DApps.

Esses aplicativos são como esses que conhecemos atualmente, porém são criados utilizando a tecnologia da cadeia de blocos, enquanto os aplicativos tradicionais são desenvolvidos por meio de linguagens de programação como Python, C++ ou Ruby.

Se você tem vontade de aprender a programar para criar aplicativos, para analisar dados ou qualquer outro objetivo, tenho uma dica sobre onde você deveria começar: no nosso curso de fundamentos essenciais para Python.

Então você não pode deixar essa oportunidade passar!

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Lembra que a EOS é aplicada para desenvolver aplicações descentralizadas e os smart contracts?

Quando falamos desses contratos o que vem à mente? A blockchain Ethereum!

A EOS pretende atuar com funcionalidades bastante similares à Ethereum, no entanto com capacidade de processar mais transações por segundo (TPS).

Quer saber como? Então leia o próximo tópico para ver como a cadeia de blocos da BlockOne opera.

Como funciona a EOS?

O mecanismo de consenso da EOS é o Delegated Proof of Stake (DPoS) ou, em português, Prova de Participação Delegada.

Nesse mecanismo de rede peer-to-peer, ao invés de todos os nós serem responsáveis por validar as transações, existe um comitê que elege continuamente uma quantidade menor de nós para participar das validações.

Como a quantidade é menor, as transações são mais rápidas e os usuários são recompensados à medida que as taxas de transação por segundo aumentam.

Na Ethereum, o mecanismo é a, Prova de Participação, na qual o número de usuários que participam das transações é livre, dependendo apenas da capacidade computacional dos nós.

Você pode entender a Ethereum e a EOS como blockchains pública e privada, respectivamente.

Agora, entendendo como essa cadeia de blocos funciona, você pode conhecer os recursos, as vantagens e desvantagens que ela possui. Veja no próximo tópico!

Vantagens e desvantagens da EOS

As principais vantagens da EOS associadas ao mecanismo de consenso são:

  • Facilidade de correção de erros
  • Recursos como armazenamento em nuvem e hospedagem em servidor para facilitar o desenvolvimento dos aplicativos
  • Não exige pagamentos para os usuários realizarem ações na rede
  • Operações são mais ágeis
  • Sistema de segurança para verificar a honestidade dos usuários.

Muitas vantagens, certo? Em relação à desvantagens, o principal ponto negativo apontado por Vitalik Buterin, o criador da Ethereum, é a capacidade da rede se tornar manipulável e fraudulenta por causa da delegação de nós. Segundo Buterin:

"O número de full nodes no EOS vai ser muito menor. Então Dan Larimer (principal dev do projeto) tem essa conceito chamado DPOS onde ele diz que você só precisa de 100 nodes na rede para o consenso acontecer... O problema é que se você tiver apenas 100 nodes, o sistema é muito mais centralizado".

Como é dito popularmente: tudo tem dois lados igualmente a uma moeda.

Por falar em moeda, você lerá a seguir sobre a criptomoeda EOS, que é o ativo da blockchain EOS. Siga a leitura!

A criptomoeda EOS

Até então, você conheceu a blockchain EOS. O ativo ou token dessa cadeia de blocos é a criptomoeda de mesmo nome. O token EOS ganhou força desde a criação em 2017 e é a sexta criptomoeda com maior valor em capitalização de mercado.

O lançamento de seu ICO ocorreu entre 2017 e junho de 2018. Nesse período, arrecadou mais de 4 bilhões de dólares! Um valor absurdo investido nesse tipo de aplicação. Por ter se tornado bastante valorizada no mercado, muitas pessoas procuram entender onde comprar tokens EOS. Descubra no próximo tópico!

Onde comprar EOS?

Você pode comprar a EOS em exchagens de criptomoedas como:

  • Binance
  • Bittrex Global
  • Kraken.

Para guardar suas moedas digitais, você pode utilizar as carteiras como:

  • Metamask
  • MyEtherWallet.

Bem simples: basta acessar as exchanges, comprar as moedas com dinheiro virtual ou fiduciário e selecionar a carteira na qual você pretende armazenar seu dinheiro.

Agora que você sabe como adquirir EOS, chegamos em um ponto importante: vale a pena investir nessa moda? Descubra a seguir!

Vale a pena investir em EOS?

A resposta para esse tipo de pergunta comumente é depende. Nesse caso, depende de dois aspectos:

  • Qual seu objetivo com a moeda?
  • O que você sabe sobre investimentos de qualquer tipo?

Se o seu objetivo com a EOS for participação na blockchain, desenvolvimento de aplicativos ou corporações autônomas, utilizar contratos inteligentes ou outro, então você precisa adquirir a moeda como pré-requisito para fazer negócios dentro da rede.

Caso você queira a moeda como ativo financeiro para gerar rendimentos passivos, então você necessita desenvolver sua inteligência financeira e aprender como fazer investimentos de forma segura e eficiente.

Entenda mais sobre o Blockchain!

A tecnologia Blockchain é considerada uma revolução, pois desafia paradigmas em processos relacionados a transações financeiras, de informações e documentos, de armazenamento de dados e de movimentação de ativos, nos permitindo a descentralização de monopólios de ampla duração de alguns setores.

Pensando nessa revolução, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Blockchain. Esse treinamento introdutório prepara você para compreender os princípios, conceitos e aplicações da tecnologia Blockchain. Além disso, apresenta os comentários sobre o artigo publicado por Satoshi Nakamoto e várias questões comentadas para você se preparar para exames de certificação e se destacar no mercado de trabalho!

Tem interesse em dar os primeiros passos nessa nova tecnologia? Então, clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 e tenha acesso gratuito ao nosso curso Fundamentos Essenciais para Blockchain.

Curso Fundamentos Essenciais para Blockchain

Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - o que são criptomoedas? Baixe e entenda!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que São Criptomoedas E Como Funcionam

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.