Você já percebeu que existem diferentes tipos de blockchain? Isso acontece porque as novas cadeias de blocos são criadas com o propósito de corrigir erros e melhorar as operações que as antigas desenvolvem, o que gera uma concorrência entre elas. Com esse mesmo objetivo, a startup BlockOne criou a blockchain EOS.

A principal concorrente da EOS é a rede Ethereum e você entenderá o porquê. Confira o que encontrará no texto:

  • O que é EOS?
  • Como funciona a rede EOS?
  • Vantagens e desvantagens da EOS;
  • A criptomoeda EOS: onde comprar, principais carteiras, vale a pena investir?

Preparado para aprender mais sobre o mundo cripto e conhecer a EOS? Vamos lá!

 

O que é EOS?

 

EOS ou EOSIO é uma blockchain criada pela startup BlockOne. Essa blockchain é uma plataforma utilizada para o desenvolvimento de contratos inteligentes e de aplicativos descentralizados DApps.

Esses aplicativos são como esses que conhecemos atualmente, porém são criados utilizando a tecnologia da cadeia de blocos, enquanto os aplicativos tradicionais são desenvolvidos por meio de linguagens de programação como Python, C++ ou Ruby.

Se você tem vontade de aprender a programar para criar aplicativos, para analisar dados ou qualquer outro objetivo, tenho uma dica sobre onde você deveria começar: no nosso curso de fundamentos essenciais para Python, você aprenderá como aplicar essa linguagem para resolver problemas do dia a dia.

Muito legal, não é? Então você não pode deixar essa oportunidade passar! Basta clicar no botão abaixo e inscrever-se.

curso de Python

Lembra que a EOS é aplicada para desenvolver aplicações descentralizadas e os smart contracts?

Quando falamos desses contratos o que vem à mente? A blockchain Ethereum!

A EOS pretende atuar com funcionalidades bastante similares à Ethereum, no entanto com capacidade de processar mais transações por segundo (TPS).

Quer saber como? Então leia o próximo tópico para ver como a cadeia de blocos da BlockOne opera.

 

Como funciona a EOS?

 

O mecanismo de consenso da EOS é o Delegated Proof of Stake (DPoS) ou, em português, Prova de Participação Delegada.

Nesse mecanismo de rede peer-to-peer, ao invés de todos os nós serem responsáveis por validar as transações, existe um comitê que elege continuamente uma quantidade menor de nós para participar das validações.

Como a quantidade é menor, as transações são mais rápidas e os usuários são recompensados à medida que as taxas de transação por segundo aumentam.

Na Ethereum, o mecanismo é a Proof of Stake (PoS), Prova de Participação, na qual o número de usuários que participam das transações é livre, dependendo apenas da capacidade computacional dos nós.

Você pode entender a Ethereum e a EOS como blockchains pública e privada, respectivamente.

Agora, entendendo como essa cadeia de blocos funciona, você pode conhecer os recursos, as vantagens e desvantagens que ela possui. Veja no próximo tópico!

 

Vantagens e desvantagens da EOS

 

As principais vantagens da EOS associadas ao mecanismo de consenso são:

  • Facilidade de correção de erros;
  • Recursos como armazenamento em nuvem e hospedagem em servidor para facilitar o desenvolvimento dos aplicativos;
  • Não exige pagamentos para os usuários realizarem ações na rede;
  • Operações são mais ágeis;
  • Sistema de segurança para verificar a honestidade dos usuários.

Muitas vantagens, certo? Em relação às desvantagens, o principal ponto negativo apontado por Vitalik Buterin, o criador da Ethereum, é a capacidade da rede se tornar manipulável e fraudulenta por causa da delegação de nós. Segundo Buterin:

“O número de full nodes no EOS vai ser muito menor. Então Dan Larimer (principal dev do projeto) tem essa conceito chamado DPOS onde ele diz que você só precisa de 100 nodes na rede para o consenso acontecer… O problema é que se você tiver apenas 100 nodes, o sistema é muito mais centralizado”.

Como é dito popularmente: tudo tem dois lados igualmente a uma moeda.

Por falar em moeda, você lerá a seguir sobre a criptomoeda EOS, que é o ativo da blockchain EOS. Siga a leitura!

 

A criptomoeda EOS

 

Até então, você conheceu a blockchain EOS. O ativo ou token dessa cadeia de blocos é a criptomoeda de mesmo nome. O token EOS ganhou força desde a criação em 2017 e é a sexta criptomoeda com maior valor em capitalização de mercado.

O lançamento de seu ICO ocorreu entre 2017 e junho de 2018. Nesse período, arrecadou mais de 4 bilhões de dólares! Um valor absurdo investido nesse tipo de aplicação. Por ter se tornado bastante valorizada no mercado, muitas pessoas procuram entender onde comprar tokens EOS. Descubra no próximo tópico!

 

Onde comprar EOS?

 

Você pode comprar a EOS em exchagens de criptomoedas como:

  • Binance;
  • Bittrex Global;
  • Kraken.

Para guardar suas moedas digitais, você pode utilizar as carteiras como:

  • Metamask;
  • MyEtherWallet.

Bem simples: basta acessar as exchanges, comprar as moedas com dinheiro virtual ou fiduciário e selecionar a carteira na qual você pretende armazenar seu dinheiro.

Agora que você sabe como adquirir EOS, chegamos em um ponto importante: vale a pena investir nessa moda? Descubra a seguir!

 

Vale a pena investir em EOS?

 

A resposta para esse tipo de pergunta comumente é depende. Nesse caso, depende de dois aspectos:

  • Qual seu objetivo com a moeda?
  • O que você sabe sobre investimentos de qualquer tipo?

Se o seu objetivo com a EOS for participação na blockchain, desenvolvimento de aplicativos ou corporações autônomas, utilizar contratos inteligentes ou outro, então você precisa adquirir a moeda como pré-requisito para fazer negócios dentro da rede.

Caso você queira a moeda como ativo financeiro para gerar rendimentos passivos, então você necessita desenvolver sua inteligência financeira e aprender como fazer investimentos de forma segura e eficiente.

 

Como fazer isso?

 

Fique tranquilo, porque mais uma vez tenho uma dica fenomenal para você!

No nosso curso de gestão financeira e análise de investimentos, você aprende uma metodologia passo a passo para fazer e analisar investimentos.

Muito além disso, você também tem a oportunidade de aprender sobre noções de contabilidade e estratégias para gerenciar financeiramente uma organização. É um curso que serve para sua vida financeira e que pode ser usado como qualificação profissional.

Não disse que a dica era fenomenal? Então, como não custa nada olhar, clique no botão abaixo para conferir mais detalhes sobre o curso e inscreva-se!

Curso de gestão financeira e análise de investimentos