O que é follow up?
Quais são as vantagens do follow up dentro da sua empresa?
5 dicas para fazer um follow up eficiente
Quer aprender mais sobre o processo de venda?

Saiba como aplicar o follow up nos seus negócios para conquistar mais clientes

Conheça o follow up e como essa estratégia é adequada para aumentar as chances de fidelização e de visibilidade no mercado.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como aplicar o follow up nos seus negócios para conquistar mais clientes

Follow up é uma das principais estratégias de um negócio, e pode ajudar a aumentar a fidelização de clientes e o número de vendas.

Isso porque ela permite que a empresa possa estreitar o relacionamento com seu público ao longo da jornada de compra, enquanto também se destaca dos concorrentes.

No entanto, é fundamental conhecer bem essa técnica antes de colocá-la em prática, para não obter o efeito oposto do desejado. Por isso, separamos algumas dicas importantes sobre como fazer um follow up eficiente e potencializar os resultados do seu negócio.

  • O que é follow up?
  • Quais são as vantagens do follow up dentro da sua empresa?
  • 5 dicas para fazer um follow up eficiente.

O que é follow up?

Follow up é uma estratégia de pós-venda aplicada por diferentes tipos de estabelecimentos. Seu principal objetivo é fidelizar o cliente e acompanhá-lo durante o processo de venda.

Inclusive, a tradução deste termo pode ser entendida como "acompanhamento", que indica a função deste conceito. De forma geral, adotar a técnica de follow up permite que o vendedor possa conduzir o cliente durante sua jornada de compra.

E apesar de ser mais utilizada após a venda do produto ou serviço, essa estratégia também torna possível uma maior assertividade quanto a orientação do funil de vendas.

Assim, a empresa pode guiar seu público de maneira mais consistente por todas as etapas de compra, até que se tornem, de fato, clientes. A forma mais comum de implementar o follow up no negócio é estabelecer planos de contato posterior, por meio de um cronograma e pesquisa de mercado.

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Quais são as vantagens do follow up dentro da sua empresa?

O follow up pode trazer diversas vantagens para a empresa, caso seja devidamente implantado. Por isso, se ainda está considerando adotar a estratégia, confira alguns dos principais benefícios desse sistema.

Fidelidade dos clientes

A princípio, o follow up é implantado com o objetivo de fidelizar mais clientes. Isso porque ele demonstra preocupação com o público, mesmo depois da compra já ter sido realizada.

Ao manter o contato com o comprador, as chances dele se lembrar da empresa no futuro aumentam consideravelmente, o que colabora para que ele se torne um cliente assíduo.

Além disso, como afirma a revista PEGN, do grupo Globo, cerca de 65% de todo o faturamento da empresa vem de clientes fiéis. Assim, é fundamental buscar essa fidelização por meio de diferentes estratégias.

Melhora a experiência do usuário

A experiência do usuário não termina quando ele finaliza a compra. Pelo contrário, suas impressões também são reforçadas pelo pós-venda.

Se a empresa realizar um contato adequado, isso eleva a satisfação do cliente, que se sentirá mais valorizado pelo estabelecimento.

Enquanto isso, utilizar estratégias como o follow up permitem que a empresa identifique um problema com a compra e possa resolvê-lo o quanto antes.

Competitividade empresarial

A competitividade empresarial é outra vantagem fundamental para a empresa, que permite que ela se destaque no mercado. Quando se cria um contato com o cliente, ele sente que o estabelecimento é acessível.

Isso porque, é mais fácil criar um vínculo e ter suas necessidades atendidas. Posteriormente, as chances do público se lembrar da empresa, acima dos concorrentes, também aumenta.

Além disso, o cliente é essencial para a credibilidade da organização, uma vez que promove mais feedbacks positivos.

5 dicas para fazer um follow up eficiente

Depois de conhecer a importância do follow up, chegou o momento de conhecer algumas dicas para implantar essa técnica no seu negócio.

Confira as 5 dicas que separamos para você elaborar uma estratégia eficiente.

1. Elabore um plano de abordagem

Sem um planejamento adequado, o follow up pode ter o efeito contrário do esperado, e acabar por afastar o cliente. Por isso, a empresa precisa desenvolver um cronograma que respeite o espaço do comprador, mas que seja incisivo.

Primeiramente, é preciso pensar: "Como acontecerá meu follow up?". Por exemplo, quais serão os canais, as mensagens e os objetivos. Além disso, é importante estabelecer o tipo de cliente e qual a melhor abordagem para ele.

Para isso, pode ser interessante utilizar um Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Também é interessante pensar em um fluxo de cadência, ou seja, vários follows up em sequência, a longo prazo.

2. Estabeleça um canal de comunicação

É fundamental estabelecer um canal de comunicação exclusivo para o follow up da empresa. Isso porque o cliente precisa reconhecer a marca do negócio quando entrar em contato, e também para saber que aquele canal está à disposição, se precisar.

Os meios mais comuns são por mensagens de telefone, como SMS ou aplicativos, e e-mails, que, apesar de tradicionais, ainda são eficientes. Algumas empresas podem optar por ligações, mas é importante analisar se este contato não se torna inoportuno para o cliente.

Enquanto isso, muitas também concentram seu atendimento pelas redes sociais. Atualmente, não é incomum estabelecimentos relatarem que fecharam negócio inteiramente pela internet.

Assim, todas as etapas de venda acontecem online, inclusive o acompanhamento.

3. Faça contato com o cliente

Um follow up eficiente precisa de medidas práticas, não apenas planejamentos e estudos. Por isso, é fundamental fazer contato o quanto antes.

Assim que finalizar o processo de venda, é importante que a empresa se manifeste, até mesmo para identificar possíveis problemas. Realize o envio de mensagens, e-mails, links de avaliação e convites para retornar à loja, por exemplo.

Dessa forma, o cliente se sentirá amparado, mas na medida certa. Inclusive, o contato deve ser periódico, mesmo após um tempo maior, principalmente se a empresa perceber o interesse em novas compras.

4. Tire as dúvidas do seu cliente

Uma estratégia verdadeiramente eficiente precisa oferecer uma comunicação de mão dupla. Assim dizendo, não apenas entrar em contato com o cliente, mas permitir que ele faça o mesmo.

Por isso, é fundamental tirar todas as dúvidas do público, com rapidez e eficiência. Isso aumenta o nível de satisfação e melhora a experiência de compra.

5. Utilize o marketing de conteúdo

Por fim, é interessante utilizar o marketing de conteúdo no follow up da empresa.

Conteúdos interessantes para o cliente promovem um maior engajamento, além de manter o relacionamento ativo.

Alguns exemplos incluem:

  • e-mail marketing
  • notícias
  • artigos de blog
  • vídeos
  • cases de sucesso, para incentivar o cliente.

Dessa forma, se aumenta o fluxo de leads, ao mesmo tempo que informa o público.

O envio de um e-mail com marketing ou um artigo é follow up também, e deve incorporar a estratégia.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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