O que é um curso de WCM?
Certificações do WCM
Por que fazer um curso de WCM?
E aí, vamos aprender com a gente?

Por que fazer um curso de WCM (World Class Manufacturing)?

Descubra como o curso de WCM pode te capacitar para implementar a melhoria contínua dentro das organizações com resultados rápidos e de maior qualidade para todos.

Gabriel Rossetti
Por: Gabriel Rossetti
Por que fazer um curso de WCM (World Class Manufacturing)?

Você está pronto para uma nova economia? Se a resposta for não, é melhor você repensar e se preparar, pois as mudanças no mercado já estão acontecendo, e de maneira cada vez mais rápida.

Por outro lado, se sua resposta foi sim, então você provavelmente está enganado!

Mas sendo honesto, posso afirmar que só de ter chegado até aqui, você já se tornou parte de um pequeno percentual de pessoas que estão buscando se aventurar na mais moderna metodologia da melhoria contínua.

O World Class Manufacturing é considerado uma evolução do Lean Manufacturing, que também surgiu do Sistema Toyota de Produção, mas com o objetivo de tornar as empresas ocidentais mais competitivas ao buscar atingir o nível de classe mundial.

Para alcançar esse pódio, as empresas que adotam o sistema WCM precisam implementar de maneira bastante sistemática os pilares que fundamentam essa metodologia, sendo 10 pilares técnicos e 10 pilares gerenciais.

Parece bastante, né? Como implementar tantos pilares assim dentro de uma organização? É para isso que você está aqui, para aprender a como levar as empresas a atingir o nível de classe mundial e garantir seu sucesso profissional.

Neste artigo, você aprenderá:

  • O que é um curso de WCM?
  • Certificações WCM
  • Por que eu devo fazer um curso de WCM?

O que é um curso de WCM?

O sistema de gestão integrado WCM é usado para implementar projetos de melhoria contínua dentro das organizações, eliminando quaisquer perdas de forma inteligente e envolvendo todas as pessoas da organização.

O programa acontece de maneira progressiva, começando pela aplicação de um método em uma área modelo por uma equipe qualificada, e em seguida, vai progredindo para outras áreas até que se atinja toda a unidade fabril.

Estrutura do WCM

O curso de WCM serve para te apresentar toda a estrutura da metodologia e a sua aplicação nas empresas, assim, você entende de maneira mais prática, com um consultor experiente, a como aplicar projetos de melhoria.

Além disso, o curso serve para te ensinar cada método, de cada um dos pilares, e quais as ferramentas utilizadas nesses métodos, como o ECRS e o 5S, para que você seja capaz de implementar todos os pilares gerenciais e técnicos que fundamentam o WCM.

Certificações do WCM

O possui um sistema de auditoria, chamado WCM Association, que classifica as empresas em níveis de implementação da metodologia.

Garantir essas certificações trás diversos benefícios. Primeiramente a empresa toda se sente motivada para alcançar suas certificações, e ao alcançar, a certificação garante que essa empresa tenha processos muito bem estruturados, com produtos de melhor qualidade e com causas ambientais.

Além dos benefícios financeiros, a empresa passa também a desenvolver de maneira sustentável e garante uma maior fidelização de seus clientes. Tais certificações são:


1. Nível Bronze

2. Nível Prata

3. Nível Ouro

Além disso, a metodologia apresenta algumas certificações para os profissionais também. Assim como no Lean Seis Sigma, você pode se especializar nas seguintes categorias:

1. White Belt

2. Yellow belt

3. Green Belt

4. Black Belt

5. Master Black Belt


Quer saber mais? Acesse nosso artigo que explica os critérios de cada uma das certificações: WCM: O que é e como funciona?

Ao se capacitar em WCM, você consegue aprender como essas certificações são organizadas e como você pode utilizá-las para impulsionar ainda mais sua carreira.

O WCM é uma metodologia crucial para você se tornar um competidor de classe mundial. Logo, você deve investir em otimizar ao máximo os seus processos produtivos com uma mentalidade de zero desperdício.

Para te ajudar nisso, a Voitto criou o curso de Fundamentos de World Class Manufacturing. Com ele, você irá aprender uma visão geral dos pilares, fundamentos e métodos de otimização como o ECRS, tornando-se apto a utilizar as fundações do sistema como base para a implementação de qualquer projeto e muito mais!

Então, que tal evoluir sua mentalidade produtiva e gerencial e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Fundamentos de World Class Manufacturing

curso fundamentos em World Class Manufacturing

Por que fazer um curso de WCM?

Enfim, vamos falar sobre o porquê você deveria fazer um curso de WCM. Quais os problemas esse curso resolve? Como o curso pode me ajudar a conseguir uma promoção ou até mesmo gerar uma oportunidade de emprego?

1. É um grande diferencial para sua carreira

A melhoria contínua é um princípio para que as empresas cresçam e garantam vantagens competitivas, portanto, saber métodos e ferramentas utilizadas para implementar uma cultura de melhoria na organização são competências que qualquer empresa irá querer.

Qual empresa que não tem algum processo que não possa ser melhorado? Todas apresentam algum problema, então, elas precisam de profissionais que saiba executar as melhorias.

Se você realiza um curso de WCM, você aprende quais as principais ferramentas que são usadas para solucionar problemas de cada departamento e poderá se tornar referência dentro da organização.

2. Conhecimento de toda a empresa

No curso de WCM você irá aprender como fazer uma análise dos custos e problemas da empresa, e isso pode ser muito útil para pensar de forma mais estratégica e, assim, garantir posições de liderança.

Quando um colaborador tem uma visão mais geral de todo o negócio, ele consegue atuar de maneira mais eficaz e assertiva nas suas atividades, pois sabe quais são os recursos disponíveis para melhorar a performance.

Você pode ter muitas outras vantagens ao conhecer mais sobre toda a empresa. Além de pensar mais estrategicamente e ser mais assertivo, você vai estar sempre buscando se atualizar sobre qualquer assunto ligado à organização e garantindo seu desenvolvimento profissional.

3. Garante uma melhor gestão da empresa

Por se tratar de um sistema TOP DOWN, para o sucesso do programa é essencial que a alta gerência esteja bastante engajada e estruturada para implementar o programa.

Mas de que forma você pode garantir essa estrutura?

Os 10 pilares gerenciais que fundamentam o WCM são todas as premissas que vão sustentar a implementação do programa, portanto, quando você aprende quais são esses pilares e como implementar aqueles que estejam mais desfalcados, você garante que toda a empresa terá uma gestão mais forte e preparada para enfrentar os desafios.

4. Melhorar a produtividade e a eficiência dos processos

Embora seja uma metodologia bastante recente, você sabia que seus resultados tem sido muito satisfatórios? Empresas como Fiat, Natura, Volvo e Nestlé estão usando o WCM e estão ganhando destaque em sua produtividade.

A implementação dos pilares técnicos foca em diversas áreas para melhoria, como a Qualidade, Segurança, Custo, Meio Ambiente e Logística. Através de um método bastante sistêmico, você poderá garantir a eliminação das ineficiências dos processos e melhorar a produtividade da organização.

5. Desenvolvimento dos colaboradores

"Envolvimento é a mola propulsora do WCM"

A hierarquização no WCM serve apenas para sustentar os projetos de melhoria de maneira que a alta gerência esteja engajada com as mudanças, mas para que consiga atingir o nível de classe mundial, é necessário que todos os colaboradores estejam envolvidos.

Segundo a teoria da pirâmide de aprendizagem, as melhores maneiras de aprender sobre qualquer assunto de forma eficaz é na prática, executando aquilo que se aprende, e também, ensinando aquilo que aprendeu.

A metodologia WCM garante essas duas práticas de aprendizado, pois para implementar melhoria nos processos, o sistema conta com as equipes para estudar, implementar e medir os resultados. Quando os resultados são positivos, essa mesma equipe é responsável por passar o conhecimento a frente ensinando outras áreas.

Em razão dos resultados positivos que essa metodologia está apresentando, o WCM possui um alto potencial de crescimento dentro e fora do Brasil.

E aí, vamos aprender com a gente?

Agora que você já sabe o porquê deve investir em sua carreira profissional através do WCM, é hora de acessar o seu curso e aprender com a Voitto.

Hoje, estar capacitado na metodologia World Class Manufacturing (WCM) tem se tornado um pré-requisito para os profissionais da indústria 4.0!

E para te ajudar a alcançar uma posição de destaque, oferecemos para você nossa Formação de Especialistas em World Class Manufacturing.

Nosso pacote contempla 14 cursos, iniciando com conhecimentos básicos para compreensão da abordagem WCM em uma organização, passando pelo aprofundamento dos conceitos dentro de áreas vitais em uma organização, representadas pelos pilares do WCM.

Está esperando o que? Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na capacitação que te tornará capaz de entender e aplicar uma metodologia utilizada por gigantes como Fiat, Whirlpool, Unilever e muitas outras. Torne-se um profissional de alto nível!

Formação Especialista em WCM - Word Class Manufacturing

Este artigo te ajudou? Então não deixe de compartilhar com seus amigos!

Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário que irei te responder.

Gabriel Rossetti

Gabriel Rossetti

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diretor voluntário no Programa Futuro Cientista, levando incentivo à pesquisa científica crianças e jovens. Bolsista de projeto de extensão por 6 meses, desenvolvendo palestras e workshops sobre fontes de energias renováveis e resíduos sólidos. No Movimento Empresa Júnior, assumiu posições de liderança como Diretor Comercial da Líder Jr. e Gerência de projetos. Estagiou em três empresas, dentre elas, a Mind Consulting em que se responsabilizou pela inteligência de mercado, prospecção e gestão de projetos. Estagiário na ACE Startups em que elaborou e publicou o ACE Innovation Survey. Certificado em White Belt Lean Seis Sigma e metodologia SCRUM. Especialista em conteúdo no Grupo Voitto na área de P&D.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Wcm

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.